Em um mercado cada vez mais digitalizado e concorrido, tem ganhado crescente força, mesmo entre as médias e pequenas empresas, a tendência de se criar aplicativos comerciais próprios como diferencial competitivo, independente das grandes plataformas agregadoras. Nos últimos anos, um dos setores mais transformados por esse movimento no Brasil foi o de serviços de logística e mobilidade urbana – e muito graças ao trabalho da Machine.
Fundada pelo cientista da computação Bruno Muniz e o engenheiro Ricardo Góes, sócios da empresa de tecnologia Gaudium, a Machine é a maior desenvolvedora de aplicativos para serviços de entregas e transportes de passageiros do país. Juntos, os apps criados por sua equipe de programadores e designers já receberam mais de 130 milhões de solicitações de corridas e entregas por centenas de companhias espalhadas em todos os estados brasileiros, viabilizando alternativas locais bem-sucedidas a players como Uber, 99 e inDriver.
Dessa forma, em seus mais de sete anos de atuação, a Machine vem cumprindo a missão de empoderar empreendedores e impulsionar negócios com tecnologia de alta qualidade e investimento acessível, encarregando-se do fornecimento e da manutenção de plataformas personalizadas com nomes, logotipos e funcionalidades próprias. Assim, cooperativas de motoristas e centrais de entregas são poupadas de desembolsar grandes quantias para desenvolver suas próprias ferramentas do zero, além de se libertar dos limites e taxas praticadas pelos apps dominantes do segmento.
Com a Machine, sua empresa tem à disposição uma plataforma digital prática e estável, pensada especialmente para o seu tipo de negócio, com um painel de gestão completo e intuitivo que oferece todos os recursos necessários para a ativação, o controle e o acompanhamento de sua operação, incluindo o cadastro de motoristas ou entregadores, a definição de valores e formas de cobrança das tarifas e até mesmo a possibilidade de criar categorias especiais, como transporte VIP ou entregas com veículos adaptados às necessidades dos clientes. Além de administrar sua frota de maneira mais inteligente e automatizada, você conta com uma série de indicadores para monitorar o crescimento do negócio.
Disponível para celulares dos sistemas Android e iOS, o aplicativo ainda é leve e fácil de usar por motoristas e entregadores parceiros, que podem acompanhar estatísticas de seus ganhos a cada corrida ou entrega e manter um canal de comunicação direto com você e seus clientes. Estes, por sua vez, também se beneficiam das funcionalidades do app: as solicitações são feitas com apenas alguns cliques e permitem o envio de mensagens ao membro da frota responsável e a avaliação de qualidade do seu serviço. Outro importante diferencial é o recurso multidestino, através do qual passageiros podem definir até 4 paradas diferentes numa viagem (total superior à oferta de plataformas concorrentes), e estabelecimentos comerciais registram um máximo de 9 pontos de entrega na mesma rota.
E se a tecnologia da Machine facilita parcerias de empresas de transporte com companhias locais, para negócios do ramo de entregas dispõe de uma integração com o iFood, possibilitando que lojas do setor alimentício acionem automaticamente seus entregadores para pedidos de delivery.
Como destaca Ricardo Góes, cofundador da Machine, há claras vantagens competitivas para pequenas empresas aderirem aos seus serviços na disputa de mercados localizados contra os grandes players.
“Uma empresa local tem como sua principal vantagem a proximidade com passageiros e motoristas. Ela consegue entender a realidade local, avaliar os custos e necessidades dos membros deste mercado. Por exemplo, atualmente, o principal custo de um motorista de aplicativo é o combustível. Um cliente nosso, vendo essa disparada de preço, consegue reunir seus motoristas e chegar a um preço de tarifa que faça sentido para eles. Já para os passageiros, o suporte consegue ser bem mais humanizado, já que geralmente nossos clientes instalam uma central telefônica ou até mesmo uma sede física para que os passageiros possam ir até o local e resolver qualquer questão”, explica Góes, acrescentando que, “como uma empresa local não precisa trabalhar com uma margem de custo tão grande quanto uma multinacional, consegue garantir um equilíbrio entre motoristas e passageiros”.
Comemorando os bons resultados parciais da Machine no ano – aumento de 45% no total de corridas realizadas entre janeiro e outubro, na comparação com o mesmo período de 2020 -, o empresário destaca que o foco do negócio é “continuar desenvolvendo a tecnologia para que nossos clientes concorram – a níveis de plataforma – de igual para igual com as multinacionais”. Após a estreia recente de recursos como a alteração de percurso em andamento e o despacho rápido de corrida, que permite aos motoristas receber em até 10 segundos uma viagem solicitada, a Machine já programa para os próximos meses o lançamento da opção de corrida em espera, possibilitando aos motoristas aceitar uma nova solicitação enquanto finalizam uma viagem.
“A Machine é composta de um time excepcional de profissionais apaixonados por tecnologia. Por aqui, estamos sempre com um olho no mercado e outro nas peculiaridades dos nossos clientes, e esse cuidado é o que nos torna os maiores especialistas em apps de transporte e logística urbana no Brasil”, finaliza Góes.
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