Se você procurar em qualquer lista de assuntos mais comentados do dia, encontrará a hashtag “StrangersThingsDay”. O termo se refere ao “feriado” inventado por fãs da série e remete à data em que um dos protagonistas desaparece, evento que marca o início da trama que já está na terceira temporada, com expectativas pelo lançamento da quarta. Mas, afinal, o que isso tem a ver com negócios? Se você não consegue enxergar, eis aí um bom motivo para continuar lendo este texto.
A Netflix tem muitos trunfos para enfrentar os concorrentes na guerra que se avizinha e, certamente, o mais poderoso deles é seu público. O “feriado” de Stranger Things é só uma demonstração de como cultivar a cultura de fãs é um dos mais poderosos instrumentos de marketing. Veja bem: estamos aqui falando sobre o assunto, assim como milhões de pessoas ao redor do mundo, e a Netflix não gastou um centavo nisso.
Como funciona?
Sintonia
Não adianta viajar na maionese e fazer mil piruetas estratégias tentando construir uma super cultura de fãs se você não tiver um produto capaz de conquistar corações. Stranger Things toca de forma certeira nas emoções dos saudosistas dos anos 1980, mesclando isso com uma fórmula narrativa envolvente, cheia de ícones capazes de repercutir fora da tela (o pisca-pisca na parede, a fita K-7, as frases e muito mais). E você pode vender uma super série de sucesso mundial ou bananas na feira, a regra é a mesma. Lembre-se: você não vende simplesmente um item de consumo. Seu produto não é necessariamente o produto, mas o problema que ele é capaz de resolver. Pare para conversar com seus clientes e entenda os hábitos de consumo deles. Com base nisso, alinhe sua oferta.
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Relacionamento
Conversar, a propósito, é parte do processo. Interagir com seu público é necessário para entendê-lo, mas não é só isso. As pessoas gostam de se sentir acolhidas e hoje enxergamos um fenômeno interessante: como explica o professor Marcos Hiller no curso de Branding que será lançado em janeiro no Administradores Premium, nós temos nos tornado marcas e as marcas estão se humanizando. E não há verdade maior que essa. Você que é fã de Strangers Things adora postar foto no Instagram com referências à série e conquistar likes e comentários por isso. Ao mesmo tempo, a Netflix conversa com você na mesma rede como se fosse uma velha amiga.
Desejo
O Stranger Things Day não é só uma manifestação de fãs, como o famoso Dia da Toalha, que mobiliza nerds pelo mundo. É também uma manifestação de desejo, de ansiedade pela próxima temporada, por estar perto da marca, relacionar-se com ela. Entre uma temporada e outra, a Netflix continua vendendo, licenciando a marca para tudo que se possa imaginar. É também essa capacidade de despertar desejo que torna o produto tão fenomenal.
Viu aí? É só treinar melhor o olhar, que você vai começar a enxergar boas lições de negócios onde menos espera!
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