A Stellantis, montadora criada pela recente fusão entre os grupos da indústria de automóveis Fiat Chrysler (FCA) e Peugeot-Citröen (PSA), anunciou nesta semana que lancará 10 novos modelos de veículos eletrificados até o final do ano, totalizando 39 carros do tipo (entre híbridos, híbridos plug-in e elétricos) em seu portfólio.
Em coletiva virtual de imprensa, o CEO da fabricante, Carlos Tavares, também adiantou que até 2025 a companhia deve contar com pelo menos uma versão eletrificada para cada modelo lançado. “Os carros elétricos representarão mais de um terço das vendas de veículos na Europa no futuro próximo”, projetou o executivo, que apontou ainda a ampliação da conectividade e o foco em tecnologias autônomas como outras prioridades da Stellantis: “Até 2030, as vendas de veículos compatíveis com a internet 5G alcançarão 16 milhões na Europa, Estados Unidos e China”.
Os custos, a estrutura e as peças para a pesquisa e o desenvolvimento dos novos projetos serão compartilhados entre as 14 marcas que integram o grupo, atuante em 130 países, com 30 fábricas e 400 mil funcionários.
Tavares lamentou, porém, que por questões de prioridade não haverá investimento, num primeiro momento, para todas as montadoras da companhia. “Mas, com a Stellantis, nós teremos a oportunidade de fazer carros com preços mais baratos, o que nos permite criar planos de negócios melhores para algumas marcas. Com isso, teremos produtos interessantes e que trarão lucro ao nosso negócio. Nós seremos mais competitivos e algumas marcas vão renascer”, afirmou.