O Spotify apresentou o negócio de audiolivros para investidores como seu próximo alvo para dominar o setor. A aquisição de empresa especializada no mercado de livros digitais pode ter grandes ramificações não apenas para o próprio negócio do Spotify, mas também para a indústria editorial.
“Acreditamos que os audiolivros, em suas diversas formas, serão uma grande oportunidade”, disse o CEO do Spotify, Daniel Ek.
O primeiro grande passo do Spotify nesse negócio é a aquisição da Findaway, plataforma de audiolivros. O app é similar ao Anchor, que permite os autores criarem, distribuirem e monetizarem seu trabalho. Contudo, o acordo ainda está sob análise da divisão antitruste do Departamento de Justiça.
A empresa não especificou como o modelo funcionará, mas pelo menos alguns audiolivros serão gratuitos. De acordo com Ek, o modelo freemium será aplicado a audiolivros, contudo a empresa procura a monetização de anúncios para audiolivros.
Em termos de comparação, serviços de assinatura do Audible e do audiobooks.com da Amazon, por exemplo, custam US$ 14,95 por mês para acesso aos principais títulos. A Apple e o Google oferecem audiolivros para compra, com títulos populares que normalmente custam US$ 15 ou mais.
Com a Spotify entrando no mercado, milhões de novos ouvintes em todo o mundo serão expostos a audiolivros, o que pode expandir muito o ramo. A Associação de Editores de Áudio (Audio Publishers Association, em inglês ou APA) divulgou suas estatísticas de 2021 sobre o tamanho da indústria.
O estudo, conduzido pela Edison Research, apontou que o mercado de audiolivros cresceu 25% em 2021, para US$ 1,6 bilhão. Isso torna o ramo um pouco maior do que o mercado de podcasts, com US$ 1,45 bilhão no mesmo ano. Esses números são apenas relacionados a América do Norte. Com relação aos dados globais, os números poderiam subir ainda mais.
Apesar da reconfiguração que o Spotify pode trazer para o mercado, há desvantagens potenciais para editores e autores. Um dos pontos fracos seria obter menos por unidade escutada, como aconteceu com os cantores e compositores ao entrarem na plataforma de streaming.