Independentemente do tamanho e do segmento de atuação das empresas, um dos efeitos colaterais da pandemia da Covid-19, com a determinação do isolamento social físico como medida preventiva para conter o avanço da doença, foi a aceleração do processo de digitalização de seus negócios.
Esse movimento de adaptação e modernização tecnológica das companhias para atender à crescente concentração das relações comerciais no mundo digital inclui não apenas os recursos mais básicos de presença online, mas em muitos casos uma ampliação estratégica da oferta de produtos ou serviços, em sintonia com as novas demandas e expectativas de seus clientes nesse contexto.
Em meio ao atual boom de adesão do consumidor brasileiro a plataformas de pagamento e bancos digitais, diversas empresas fora da área de finanças passaram a investir em soluções que correspondam aos padrões mais competitivos de eficiência e comodidade em gestão e transação financeira, evoluindo seus negócios e melhorando a jornada do cliente com experiências mais práticas e integradas aos seus sistemas de operação. É a tendência de embedded finance, caracterizada pela incorporação de serviços financeiros a portfólios que previamente não tinham relação direta com o segmento.
Justamente pela falta de estrutura e expertise específicas, boa parte dessas organizações encontra grandes dificuldades em explorar o potencial desse ambiente de oportunidades, já que para lançar ofertas de cartões, contas digitais ou meios de pagamento, por exemplo, elas precisam de tecnologia, equipe técnica adequada e obedecer a um longo e custoso processo de regulamentação com o Banco Central, além de licenças com as principais bandeiras.
É para ajudá-las a concretizar suas novas estratégias de escalabilidade e relacionamento com clientes via embedded finance que surge a Dock, empresa global que empodera essas empresas a oferecerem diversos serviços financeiros através de sua tecnologia de ponta. Sendo uma Instituição de Pagamento regulada pelo Banco Central e possuindo licenças com as principais bandeiras, a Dock facilita o acesso para que empresas disponibilizem esses recursos digitais de gerenciamento e movimentação de dinheiro, além de dar todo o suporte burocrático e tecnológico para implementar serviços do tipo e impulsionar suas operações com agilidade e praticidade.
Por meio de uma biblioteca em nuvem de APIs (Application Programming Interface, na sigla em inglês) simples e intuitivas, a empresa, uma das líderes do ramo na América Latina, proporciona experiências aos seus clientes organizadas em quatro categorias de produtos, detalhadas abaixo:
1) Digital Banking
Este pacote de soluções democratiza o ingresso das empresas à nova fase do sistema bancário, cada vez mais diverso, flexível e desburocratizado, assim elas podem oferecer contas digitais completas aos seus clientes. Marcados por rapidez e segurança, os clientes Dock podem oferecer: pagamentos eletrônicos instantâneos ou por código de barras; transferências para contas em qualquer instituição financeira; recargas e vouchers para consumo de streaming, delivery ou planos telefônicos; geração de boletos automática, entre outros.
A Dock ainda se encarrega das atribuições de tesouraria inerentes às movimentações bancárias, como os processos de autorização das transações junto aos órgãos reguladores, além de medidas antifraude.
2) Cards
Outra estratégia oferecida pela Dock é a emissão e o processamento de cartões customizados (débito, crédito, pré-pagos, múltiplos ou de benefícios), tudo isso de maneira white label (com a marca do cliente) e com as principais bandeiras.
A solução conta com um forte sistema prevenção a fraudes. Todos os trâmites de natureza burocrática, regulatória e operacional, vale lembrar, ficam por conta da Dock.
3) Acquiring
Para negócios de adquirência, que fazem a intermediação de pagamentos em débito ou crédito através de aparelhos como a popular “maquininha”, a Dock dispõe de uma plataforma personalizável que inclui captura e processamento de transações omnichannel, com a mesma jornada por diferentes equipamentos.
De baixo custo e alta segurança e eficiência, a solução também inclui funcionalidades como a emissão de comprovantes por e-mail e SMS para o cliente final, além de um sistema próprio para gestão de cadastros, relatórios, monitoramento remoto de dispositivos e atualização de software.
4) Risk & compliance
A tecnologia da Dock permite ainda detectar, investigar e prevenir riscos, crimes e prejuízos em todas as etapas de operações das empresas. O processo de onboarding digital de clientes, por exemplo, é avalizado por ferramentas de biometria facial e análise rigorosa de dados dos documentos enviados para cadastro.
O sistema antifraude, por sua vez, mantém monitoramento ativo para identificar e alertar sobre movimentações suspeitas, enquanto o duplo fator de autenticação e o recurso de tokenização de cartões garantem a proteção de informações confidenciais dos usuários, tanto no acesso a contas quanto em transações.
Há ainda um conjunto de mecanismos de Prevenção à Lavagem de Dinheiro (PLD), que incluem, além de vigilância automatizada, a investigação técnica sobre padrões suspeitos em registros e processos.
A Dock é uma das líderes na América Latina em tecnologia para serviços financeiros e a primeira em Banking as a Service na região. Atualmente, conta com relevantes clientes do mercado em sua base, viabiliza mais de 160 milhões de contas e processa mais de 50 bilhões de dólares em pagamentos por ano.
Não importa o tamanho ou o segmento, liberte todo o potencial do seu negócio por meio das inovações tecnológicas em embedded finance da Dock, atraindo e fidelizando clientes com recursos e benefícios que agregam valor, empoderam e impulsionam sua marca. Tudo implantado, gerido e utilizado de maneira prática, eficiente e segura. Clique aqui e saiba mais sobre as soluções que levarão sua empresa a ir além em plena revolução digital financeira.