No disputado mercado de produtos e serviços da era digital, está cada vez mais difícil e custoso para as empresas atrair, engajar e conquistar clientes, que estão mais criteriosos e exigentes ante a ampla concorrência online.
Enquanto as estratégias de marketing de conteúdo se consolidaram como básicas à competitividade dos negócios de qualquer porte e segmento, o mero aumento no volume de leads captados e repassados indiscriminadamente para conversão se revela pouquíssimo eficiente para seus resultados comerciais. É improdutivo e mesmo desgastante que um time de vendedores receba rotineiramente uma grande quantidade de contatos com pouca qualificação para serem convertidos.
O cenário atual exige, assim, que a relação entre os setores de Marketing e Vendas, comumente problemática, seja repensada; afinal, equipes de ambas as áreas costumam trabalhar não apenas separadas, mas desalinhadas, desperdiçando o potencial dos dois departamentos e subestimando, mesmo que inconscientemente, seu impacto direto no desempenho das companhias. É hora de os conflitos operacionais, as falhas de comunicação e a falta de integração darem lugar a um planejamento e gestão diferentes, visando ao crescimento não mais como mera estratégia de volume, mas de eficiência.
Atenta aos desafios desse novo contexto, a RD Station, empresa líder em softwares B2B para negócios de pequeno e médio porte, defende como solução o Crescimento Previsível, que reflete com clareza como uma maior sintonia entre Marketing e Vendas contribui decisivamente para a saúde e lucratividade das companhias.
O que é Crescimento Previsível?
Trata-se de um método de expansão baseado no alinhamento e acompanhamento de dados e processos, proporcionando não apenas a identificação, a priorização e a melhoria das estratégias e ações de impacto positivo sobre os resultados, mas também, com isso, projeções mais seguras de desenvolvimento em curto, médio e longo prazos. Assim, as empresas conquistam maior controle e previsibilidade sobre seu próprio crescimento.
Para garantir o Crescimento Previsível do negócio, os times de Marketing e Vendas devem passar a se reconhecer como aliados interdependentes, unificando planejamentos, compartilhando responsabilidades sobre toda a jornada de compra e detectando as medidas mais eficazes para o seu principal objetivo – o aumento da receita da empresa.
De um lado, Marketing envia oportunidades qualificadas para Vendas, monitorando e utilizando dados do processo comercial para produzir campanhas ainda mais eficientes, com base nos perfis de maior taxa de conversão; de outro, este setor realiza abordagens mais contextualizadas e efetivas, com base no histórico de cada contato, acompanhando novos clientes, explorando leads recorrentes para manter negociações constantes e experimentando técnicas mais elaboradas para ampliar os resultados.
Os três pilares fundamentais
Visando auxiliar os CEOs, empreendedores e gestores a entender como aplicar o método do Crescimento Previsível em suas companhias, a RD Station o sistematizou em três pilares fundamentais:
1) Mindset
É preciso que o líder trabalhe para transformar as maneiras usuais de pensar das equipes de Marketing e Vendas, ajudando-as a compreender que, apesar das diferenças culturais, devem atuar como parceiras, e não rivais, reconhecendo que o sucesso de uma está diretamente vinculado ao de outra.
2) Foco nos resultados
Novas vendas, novos clientes, nova receita gerada. Estes devem ser os números a serem perseguidos, a grande meta comum a ambas as áreas, para além de métricas setoriais específicas que não tenham ligação direta com os resultados finais.
3) Visão além do alcance
Saber o que exatamente se faz em cada departamento é essencial para a eficiência e a previsibilidade do crescimento da empresa. Afinal, se as ações desempenhadas pela equipe de Vendas podem ter grande valor para a execução de melhores campanhas e promoções de Marketing, este setor fornece dados muito úteis para os vendedores conduzirem seus clientes de forma personalizada e fecharem negócios.
O líder deve, assim, promover uma visão completa e unificada do funil de Marketing e Vendas, para que os dois times aprimorem suas estratégias e tomadas de decisão e percebam, no processo, as alavancas para um crescimento previsível.
Crescimento Previsível na prática: RD Station Marketing e RD Station CRM
Comprometida em prover meios para a evolução contínua dos resultados de seus clientes, a RD Station também oferece as soluções ideais para ajudá-los a implementar o método do Crescimento Previsível na prática.
O RD Station Marketing é uma plataforma para tornar mais produtivas e eficazes a criação de campanhas, nutrição de leads e geração de oportunidades qualificadas para as empresas impulsionarem seus desempenhos com Marketing Digital, incluindo ferramentas para definição de perfis de público; modelos de comunicação para ocasiões e segmentos específicos (como landing pages, pop-ups, e-mails etc.); e construção de jornadas personalizadas para contatos com maior potencial de compra.
Por sua vez, o RD Station CRM lhes possibilita a organização, o controle e a otimização do seu processo comercial, com recursos como automação de tarefas; registros de interações (via WhatsApp, telefone, e-mail etc.) e compromissos de agenda; gerenciamento de atividades dos colaboradores; e relatórios de performance do departamento de Vendas.
Juntos, os softwares dialogam perfeitamente para viabilizar uma estrutura tecnológica completa para a integração operacional das áreas, podendo inclusive se ajustar com facilidade a Acordos de Nível de Serviço (SLA, na sigla em inglês). Os líderes e suas equipes dispõem, com isso, de um sistema de gestão único para analisar, administrar e simplificar os procedimentos em Marketing e Vendas de ponta a ponta, com o máximo de sintonia e eficiência.
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