Sistema de pagamento online: quais os benefícios para a sua empresa?
A facilidade e a agilidade, tanto para o negócio virtual quanto para os consumidores, deve ser uma das maiores preocupações da sua empresa quando o assunto for sistema de pagamento online
A tecnologia tem colaborado para o fortalecimento de empresas de negócios online. Cada vez mais, a segurança e a agilidade com que as transações são efetuadas possibilitam uma experiência agradável ao consumidor, e isso só é possível com um bom sistema de pagamento online.
Mas como funciona um sistema de pagamento online e quais os caminhos para a implementação integrada em sua empresa?
Como funciona um sistema de pagamento online?
O sistema em si — depois de implementado — é de fácil funcionamento. Difícil mesmo é escolher a melhor e mais completa solução, que atenda às necessidades do seu negócio, em um universo de inovação tecnológica, recheado de ofertas e promessas de boa gestão.
O sistema de pagamento online será responsável pelo gerenciamento das vendas dentro da sua loja virtual e precisa oferecer praticidade e segurança ao consumidor para realizar os pagamentos utilizando os diversos meios possíveis — débito automático, cartão de crédito, boleto, transferência eletrônica.
Há funcionalidades importantes que você deve conhecer e levar em consideração durante o processo de tomada de decisão quanto à contratação dos serviços parceiros. Opte por um fornecedor com expertise no mercado e que disponibilize uma plataforma transparente e objetiva. Para isso, observe alguns detalhes:
- checkout transparente: etapa de finalização da compra que deve ser prática, ágil, transparente, e dentro da loja;
- boleto registrado: emissão de boletos registrados para otimizar a compensação e liberar a compra mais rapidamente;
- flexibilidade de parcelamento: a plataforma deve dar à sua empresa a autonomia para definir o número de parcelas de pagamento para o consumidor;
- compra em um clique: quando o sistema permite a criptografia e salvamento dos dados do cartão no site da loja virtual;
- cartão de crédito: bandeiras com opções de pagamento nacionais e internacionais devem ser aceitas sem burocracia;
- multas e juros: cálculo automático de juros e multas por critérios estabelecidos depois da data de vencimento;
- notificação de pagamento: ser alertado em todos os pagamentos efetuados pelos consumidores;
- desconto em faturas: ativação automática de políticas de descontos para clientes VIP — bons pagadores e com histórico quantitativo de compras dentro da loja.
Quais são os benefícios dessa ferramenta?
Antes de qualquer coisa, é preciso pensar em controle de informações sobre pagamentos e processos, caixa saudável, redução de erros, de custos ou retrabalho. Se você consegue visualizar os ganhos da sua empresa com um sistema de pagamento online, já terá incorporado a ideia do benefício e do trabalho diferenciado.
Embora o consumidor da atualidade tenha pressa de aquisição, costuma atribuir sua satisfação não só ao produto, mas a todo o percurso dentro da loja — do primeiro acesso, passando pelo carrinho, até o pagamento — e à experiência vivenciada, o que promove a fidelização e a recompra.
Para isso, alguns aspectos devem ser considerados em sua empresa como requisito básico para atender, cada vez mais e melhor, um consumidor exigente e inconstante, não permitindo que ele vá embora.
1. Segurança
Garantir que o cliente faça suas compras por meio de cartão de crédito, por exemplo, com a flexibilidade de escolha da forma e data de vencimento, requer uma atenção especial do negócio online. Cuide para que sua plataforma não ofereça nenhum risco de fraude ou roubo de informações confidenciais financeiras.
A segurança é uma condição de permanência do consumidor no site da sua empresa e na decisão de compra, caso algo chame a atenção suficientemente para gerar o desejo e a decisão de compra.
2. Conforto
A praticidade de fazer buscas, selecionar produtos, efetuar a compra e o pagamento, sem sair de casa ou fazer grandes movimentos em lojas físicas, transformou-se em uma tendência real de mercado, com geração de conforto para consumidores que são, cada vez mais, adeptos da virtualidade como aliada na otimização do tempo e dos gastos.
3. Eficiência
Quanto mais ágil e prático for o sistema de pagamento online, mais será percebida e evidenciada a eficiência da sua empresa. Permitir que alguns cliques façam o elo entre o objeto de desejo do consumidor e a entrega mostra a preocupação da sua empresa em satisfazer plenamente os desejos do público que deseja alcançar.
A integração do sistema provoca um processamento com retorno mais instantâneo de aprovação para aqueles consumidores que desejam gerar contratos e parcelar suas compras.
4. Automação
A facilidade e a agilidade, tanto para o negócio virtual quanto para os consumidores, deve ser uma das maiores preocupações da sua empresa quando o assunto for sistema de pagamento online, pois a fidelidade do cliente não se desenvolve apenas por um produto de qualidade, mas a maneira como ele é tratado e acompanhado durante a sua visita.
Nenhum cliente se sentirá satisfeito ao ser cobrado por um pagamento já realizado ou ter um produto ou serviço não disponibilizado por uma análise equivocada com reprovação de crédito, por exemplo. Tenha o cuidado de buscar no mercado referências sobre os prestadores.
A iugu é uma empresa cuja missão é simplificar os processos financeiros dos clientes e aumentar sua produtividade. Para isso, atua com uma API robusta e como facilitadora de empresas que atuam em negócios como e-commerce, marketplace ou de cobrança recorrente e desejam alavancar suas vendas e potencializar os negócios na online, com um bom sistema de pagamento.
A economia de recorrência é uma prática crescente na atualidade e a empresa de negócio virtual que não se apressar em implementar ferramentas de gestão de pagamento online para proporcionar uma melhor experiência de compra ao consumidor, fatalmente, abrirá espaço para empresa de negócios semelhantes à espera do deslize de um concorrente.
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