Quem assiste ao reality show de empreendedorismo “Shark Tank Brasil” pode já ter se perguntado quais os atributos essenciais de uma empresa para se qualificar como foco de investimento dos criteriosos jurados que integram o programa. Para José Carlos Semenzato, um dos renomados “tubarões” da atração, a a característica fundamental está na gestão do negócio.
Em entrevista ao podcast Café com ADM, o chairman da SMZTO, organização que reúne mais de 13 marcas de franquias, revelou o principal critério para aceleração e aquisição de novas marcas ao seu portfólio: “A gente compra empresas com sócios fundadores apaixonados e que estão no dia a dia da operação do negócio”.
Segundo o executivo, cada uma das companhias que compõem a SMZTO “tem um sócio operador que fundou o negócio e é apaixonado por ele”. Identificado esse traço básico, como explica Semenzato, entram o capital e a expertise de sua organização para fazer crescer a marca adquirida, incluindo fusões, novas aquisições e desenvolvimentos em tecnologia para melhorar a qualidade e a entrega de seu produto ou serviço.
Confira abaixo um trecho do papo com o apresentador Leandro Vieira, em que o “tubarão” também comenta sua atuação na internacionalização das marcas:
Inscreva-se no canal do Administradores no YouTube para conferir vídeos como este, e clique aqui para conferir todos os episódios disponíveis do Café com ADM.