Seis em cada dez empresas brasileiras passaram a digitalizar o processo de contratação de novos funcionários durante a pandemia da Covid-19. A informação, reveladora do impulso que as novas tecnologias ganharam nas operações de Recursos Humanos no país, está entre as conclusões obtidas pela segunda edição da pesquisa “Transformação na Gestão de Pessoas”.
Realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com a unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, e o Grupo Cia de Talentos, o levantamento entrevistou 182 gestores e profissionais de RH, constatando que o setor buscou acompanhar, entre abril de 2020 e maio deste ano, as transformações do sistema de trabalho precipitadas pela imposição do isolamento social contra a disseminação da Covid-19.
Entre outros dados de destaque, o estudo aponta que 74% das companhias consultadas promoveram pelo menos um movimento pela digitalização e modernização de seu RH no período, enquanto 97% daquelas que efetuaram contratações via internet pretendem manter seus processos de admissão digitalizados no pós-pandemia. Para os profissionais entrevistados, os serviços de assinatura eletrônica, as plataformas de cadastro online e os sistemas unificados devem ser os recursos mais utilizados nessa nova fase do segmento.
De todo modo, nada menos que 100% deles acreditam que as soluções digitais contribuem para agilizar as atividades do RH. “Com a tecnologia chega a ser possível reduzir o ciclo de contratação em até 20 dias, considerando todo o processo desde a captação de documentos, assinatura eletrônica do contrato de trabalho e armazenagem dos arquivos”, explica Filipe Bertocco, consultor da unico. “Além disso, essa redução faz com que o RH tenha mais tempo de olhar para as pessoas, se tornando mais estratégico e menos burocrático; um outro ganho considerável é na experiência de todos os envolvidos no processo, que é muito mais positiva e digital”, acrescenta.
Neste ano, ainda segundo o levantamento, subiu para 1/3 as empresas que contratam sem que os candidatos precisem passar presencialmente pelo setor de RH. A pesquisa indica também que houve em 2021 uma aceleração no tempo de admissão de novos funcionários: 53% concluem o processo em até uma semana após aprovação na entrevista. Por outro lado, uma em cada três companhias já perdeu candidatos por excesso de burocracia e demora na contratação, representando 36% do total.
A propósito, o envio de documentos segue como a etapa que mais influencia a celeridade da admissão. Para 81% dos entrevistados, ao oferecer a possibilidade de o candidato selecionado viabilizar sua própria contratação pelo celular, a empresa se torna mais atraente para novos colaboradores. “Nossa experiência mostra que a disponibilização dessa tecnologia é extremamente positiva, pois é possível realizar todo o processo na palma na mão, postando todos os documentos e realizando todos os processos de maneira digital, evitando custos desnecessários com xerox ou deslocamentos até a sede da empresa, além de conseguir saber de maneira rápida sobre qualquer pendência que exista no processo, acelerando assim o tempo de resolução dos problemas. Com nossa tecnologia e suporte exclusivos ao novo colaborador, fazemos com que o processo admissional não seja um problema, evitando assim a desistência da vaga por excesso de burocracia”, destaca Bertocco.
Segundo a pesquisa, 98% dos entrevistados entendem que quanto mais processos digitais na admissão, mais rápida ela será. E 96% acreditam que a tecnologia pode reduzir os custos do RH. Por fim, 81% entendem que disponibilizar um processo digital de contratação torna a empresa mais atraente.
Home office
Além da transformação digital nos processos internos do RH, o estudo também registra dados sobre o crescimento dos regimes de trabalho remoto para preservar a rotina produtiva das empresas brasileiras durante a crise da Covid-19: 88% dos entrevistados relataram já ter adotado alguma modalidade de home office para seus funcionários. Destes, oito de dez pretendem manter esse formato de trabalho, sendo que 13% irão ampliá-lo a todos os seus colaboradores, enquanto 27% disseram preservá-lo para a maioria da equipe.
O retorno presencial, a propósito, já não será uma realidade para 9% das companhias consultadas, que não terão escritório presencial, sendo exclusivamente mantidas por home office. Por outro lado, 45% dos entrevistados ainda aguardam a vacinação de todos os funcionários para decidir seu futuro sobre o tema, enquanto 47% apontam que o retorno depende de outras questões.
Diante de todo esse cenário, o que as empresas que ainda não aderiram à modernização tecnológica do RH devem fazer para não ficar para trás? Como começar o processo de adaptação estrutural e operacional do setor da forma mais adequada?
“Pela nossa experiência e feedback de clientes, o primeiro passo para iniciar a transformação digital é o engajamento da liderança. A própria pesquisa mostra uma relação direta entre o nível de modernidade da empresa com o incentivo dos líderes”, ressalta Filipe Bertocco. “Um outro ponto importante é iniciar o processo aos poucos, de maneira gradativa; um projeto piloto pode ser uma boa ideia, dessa forma é possível entender como o processo todo funciona e ainda já colher alguns bons resultados. Com a evolução do processo é muito importante que o cliente (interno ou externo) esteja no centro das decisões, assim como a autonomia do time, dando liberdade com responsabilidade e sempre mantendo o incentivo dos líderes e gestores”, completa o consultor da unico.