O Banco Santander informou que desembolsará cerca de R$ 79,2 milhões para ressarcir mais de 700 mil clientes por casos de cobrança indevida registrados entre janeiro de 2014 e fevereiro deste ano.
Estão incluídos episódios de quebra de regras de cobrança em: operações de cheque especial (taxas de juros acima do limite de 8% ao mês, determinado pelo Banco Central); parcelamento de cartão de crédito (cálculo indevido de valores para liquidação antecipada envolvendo clientes do produto Total Parcelado); e transferências via Pix por microempresários e empreendedores individuais (perfis que devem ser livres de cobrança, como as pessoas físicas).
Apesar de os detalhes do caso terem vindo à tona somente nesta semana, o Santander já havia feito um acordo público com o BC no dia 3 de maio. O banco também se comprometeu a pagar R$ 8,05 milhões de contribuição pecuniária – uma forma de compensação por conduta não aprovada.
As devoluções devem ser quitadas em 12 meses a partir da data do acordo com o BC, segundo o qual o Santander deve entrar em contato com os clientes lesados para informá-los do ressarcimento. Segundo o banco, 90% dos valores devidos já foram retornados.
(com SUNO Notícias)