É inegável que o mercado do turismo foi um dos mais afetados durante a pandemia da covid-19. Pessoas do mundo inteiro precisaram aderir ao isolamento social e deixar as viagens de lazer para outro momento, inclusive as que já estavam marcadas há meses.
Isso fez com que as empresas do setor, inclusive as agências de turismo, sentissem um grande impacto financeiro. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta que, entre março de 2020 e abril de 2022, houve a perda de R$ 254,5 bilhões em relação ao nível pré-pandemia.
Os números são ainda piores quando a tendência de crescimento do setor é levada em consideração. Segundo a CNC, a perda em relação ao potencial de geração de receitas foi de R$ 517,7 bilhões no período.
E para driblar os prejuízos após o período mais crítico da pandemia, as agências de viagens sentiram a necessidade de se reinventar e se adaptar às novas tendências que vêm surgindo para o futuro do turismo.
Confira a seguir alguns fatores que foram alterados devido ao desenvolvimento do mercado e ao comportamento do consumidor!
Tecnologia em destaque
Há alguns anos, a tecnologia vem ocupando um papel importante na vida de todos, e não seria diferente no setor do turismo. Para não precisar ir aos estabelecimentos físicos, muitas pessoas preferem comprar online, seja pelo site ou por aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, por exemplo.
Isso deixa a compra bem mais fácil e garante um atendimento tão bom quanto o presencial. Por isso, as agências têm investido em uma presença digital mais forte e na disponibilização de canais de vendas online.
O que antes era tendência se consolidou como essencial após a pandemia.
Mais praticidade
Praticidade é uma característica essencial quando falamos em turismo pós-covid-19. As pessoas querem fechar as viagens de forma simples, sem burocracia e com várias possibilidades de escolha.
Thalles Castro, responsável pela plataforma de ingressos TourFácil.com.br, sabe bem o que é isso. A agência de turismo atua nos municípios de Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul, e tem facilitado a vida de muita gente.
“Nós vendemos ingressos para as principais atrações das duas cidades. Assim, os visitantes conseguem montar o roteiro ideal, comprar todos os bilhetes em um único site e ainda parcelar o valor total, o que não seria possível fazer nas bilheterias”, explicou Castro.
E não é só a TourFácil que vem investindo em praticidade. Outras empresas que atuam em diferentes localidades têm seguido o mesmo rumo.
Turismo de proximidade
O aumento crescente no valor das passagens aéreas resultou no crescimento de uma modalidade específica: o turismo de proximidade. Dados divulgados pela Agência Brasil mostram que aproximadamente 57% das viagens no país foram feitas em carros particulares ou de empresas e também de ônibus. Nesses casos, a distância média é de 300 km.
Por isso, algumas agências passaram a divulgar seus serviços para atrair visitantes vizinhos que gastarão menos dinheiro se optarem por destinos mais próximos.
Aumento na busca por destinos nacionais
O alto valor das passagens aéreas e das moedas estrangeiras também tem oferecido destaque para os destinos naturais. O Brasil é rico de locais incríveis e que muitos brasileiros ainda não conhecem. Por isso, eles acabam sendo ótimas alternativas para viagens de lazer.
De acordo com um levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o turismo brasileiro faturou R$ 15,3 bilhões em abril deste ano e cresceu 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Com isso, as agências de turismo que atuam no país têm uma excelente oportunidade de destacar os seus serviços e atrair novos viajantes.
Destaque para o ecoturismo
Segundo o Ministério do Turismo, o “turismo de natureza” foi responsável por 18,6% das viagens dos turistas internacionais ao Brasil. Outro dado importante é que cerca de 1,5 milhões de brasileiros viajaram pelo país em busca dessa modalidade.
Percebendo isso, a Agência Roteiro Bonito MS, que atua na capital do ecoturismo no Brasil, passou a investir ainda mais na experiência positiva dos turistas.
“A cidade de Bonito [no Mato Grosso do Sul] é uma das mais procuradas quando o assunto é ecoturismo. E para deixar a nossa marca registrada, nós oferecemos todo suporte necessário aos clientes, com um roteiro personalizado, passeios, hospedagem e até transporte. Queremos que eles sejam bem recebidos e voltem a nos visitar”, disse Polly Bessa, responsável pela Roteiro Bonito MS.