Não é de hoje que muitos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio – para completar a renda, ter uma fonte salarial maior ou apenas para comandar e ser dono do seu trabalho.
A quantidade de interessados por empreendedorismo cresce cada vez mais: conforme dados da plataforma Semrush, especializada em gerenciamento de visibilidade online, de junho de 2018 a março de 2022 as buscas na internet pelos termos “ideias de abrir um negócio” e “montar um plano de negócio” cresceram, respectivamente, 2000% e 1000%.
Os números não param por aí. Em março deste ano, a procura pela sigla referente às pequenas e médias empresas, “PME”, dobrou em relação a junho de 2018. Com o crescimento do mercado digital, o termo “PME online” ganhou destaque, com aumento de 816.17%
Apesar da grande vontade da população em abrir uma empresa, a falta de dinheiro ainda é um dos maiores obstáculos para quem busca empreender. A frase “quero abrir um negócio e não tenho dinheiro” foi pesquisada 1.600 vezes em março, um número 841.2% menor do que há quatro anos. No mesmo período, as buscas por “empréstimo para abrir um negócio” subiram 125%.
Preferências nacionais
Outra conclusão do levantamento promovido pela Semrush diz respeito à preferência por gêneros específicos de negócios nas buscas online por empreendimentos: operações relacionadas à comercialização de alimentos e bebidas compuseram a maior parte das pesquisas durante o período avaliado.
Veja abaixo o ranking com os 10 tipos de negócios mais buscados na internet:
- Pizzaria – 27.8%
- Bar – 17.9%
- Restaurante – 10.5%
- Academia – 9.1%
- Farmácia – 6.9%
- Açougue – 6.5%
- Lava Jato – 5.8%
- Padaria – 5.5%
- Sorveteria – 5.1%
- Posto de gasolina – 5.0%
Alguns outros termos bastante pesquisados foram: “abrir banco” (aumento de 366.7%) e “abrir fintech” (+200%).
“Podemos observar que o desejo dos brasileiros em abrir um negócio é maior do que a ideia do empreendimento em si. As buscas online comprovam isso. Tendo dinheiro ou não, a população está procurando formas diferentes de como tirar esse sonho do papel”, analisa Erich Casagrande, Marketing Manager Lead da Semrush no Brasil.