De acordo com pesquisa realizada pela consultoria KPMG, com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 89,7% dos consumidores brasileiros gostariam que o mercado nacional oferecesse carros elétricos como opção de compra.
“O brasileiro percebe o veículo elétrico como uma inovação tecnológica, e o brasileiro sempre gostou muito de tecnologia”, avaliou Ricardo Bacellar, sócio-líder para indústria automotiva da KPMG.
Intitulado SAE Mobilidade – Edição 2021, o levantamento também consultou executivos do setor automotivo. Cerca de 30% deles classificam os carros do tipo como plenamente viáveis em um futuro próximo; 42,9% os veem como parcialmente viáveis; e 20,3% consideram que tais modelos são parcial ou totalmente inviáveis.
Outro tópico explorado pelo estudo é a inovação nas maneiras de se comercializar automóveis no país. Para 89,7% dos altos funcionários da indústria, a criação de alternativas para a venda de carros pela internet é uma necessidade, e 78,6% deles acreditam que a iniciativa deve ser promovida por meio de parcerias entre fabricantes e concessionárias.
Por parte dos consumidores, 53,5% deles afirmaram ainda que poderiam se interessar por serviços de veículos por assinatura, em que se cobra uma taxa fixa mensal em contrato por prazo determinado, incluindo impostos e manutenção, com o usuário responsável apenas pelos custos de abastecimento.
(com Agência Brasil)