Com cerca de um bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo, o TikTok é um fenômeno da internet. Com um alcance tão poderoso, é de se esperar que esteja se tornando um importante canal para o marketing digital das empresas.
Cada vez mais marcas estão se interessando em anunciar no app, sabendo que alcançarão por lá um público diverso. Entretanto, pouco se sabe sobre estratégias certeiras. Por isso, muitas empresas estão começando a apostar no TikTok Ads, o gerenciador de anúncios próprio do aplicativo, e aprendendo como usá-lo ao seu favor.
Além do crescimento exponencial do seu público, o TikTok se tornou ainda um catalisador importante de comportamentos de compra dentro e fora do app. Uma pesquisa realizada pela OpinionBox mostrou que 56% dos usuários disseram seguir marcas no TikTok e 66% concordaram que a plataforma pode aproximar empresas de pessoas. Além disso, o sucesso de hashtags como #TikTokMadeMeBuyIt (“o TikTok me fez comprar”) reforçam o valor da rede social no que tange ao interesse de compra do público.
Julia Pacheco, Communications Coordinator da agência digital Raccoon Monks, ressalta que o movimento é de grande importância no momento. “Há uma forte vantagem competitiva em sair na frente no TikTok, tanto em entendimento da plataforma quanto em objetivos de negócios. O TikTok está em crescimento e constante manutenção de seu algoritmo e de suas ferramentas, o que o torna um espaço emergente e em tendência de seguir crescendo e ‘roubando espaço’ de outros players”, explica. Algumas das melhores práticas em marketing no app já estão sendo identificadas.
Principais práticas para o TikTok Ads
As oportunidades de produção no TikTok são variadas e, em muitos pontos, diferentes das conhecidas em outras plataformas. Pacheco aponta alguns desses diferenciais: “O TikTok permite trabalhar com formatos interativos e imersivos para anúncios, gerando possibilidades mais fortes de lembrança de marca. Também é importante lembrar que existem comunidades e segmentos de mercado muito bem estabelecidos na plataforma, o que traz chances para que as marcas explorem tanto os territórios conhecidos quanto os novos”.
Quanto ao que costuma trazer os melhores resultados, a especialista salienta: “Pense sempre no lema ‘don’t make ads, make TikToks’ [“não faça anúncios, faça TikToks”]. A criação deve ser assertiva, sem interromper a experiência do usuário, e sim complementá-la. Os anúncios com a melhor performance são os que se misturam à timeline de conteúdos orgânicos que o usuário está consumindo. Além disso, é importante que o criativo conte a história e passe a mensagem de forma clara e marcante”.
Para essas produções, o recomendado é que marcas trabalhem com criativos nativos do TikTok, ou seja, que tragam elementos próprios da criação na plataforma. Outra forte recomendação é o uso de criadores, que são pessoas já familiarizadas com o meio e podem ajudar marcas a passar sua mensagem de forma mais eficiente ao usuário. A frequência na troca de criativos também é indicada, para evitar saturação.
Outro ponto relevante para a estratégia é aproveitar todas as ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo, escolhendo com cuidado para que a produção se alinhe aos objetivos da campanha. “O TikTok oferece possibilidades para quem quer aumentar o brand awareness, conquistar novos públicos, lançar novos produtos, conquistar leads, vender mais, enfim, existem estratégias na plataforma para diversos tipos de objetivos de negócios”, aponta Pacheco. “O ‘Branded Hashtag Challenge’ ou ‘Top View’, por exemplo, são produtos muito interessantes para marcas que buscam um boost imenso em seu awareness. Já soluções como os stickers oferecidos pelo TikTok podem ajudar a guiar os usuários para as ações desejadas pela marca (comprar, se inscrever, etc.)”, acrescenta.
Por fim, a coordenadora da Raccoon Monks argumenta que trabalhar com marketing no TikTok, ainda que exija testes e adaptações como qualquer estratégia, é a direção certa para as empresas no momento atual: “Apesar do incontestável sucesso, o TikTok ainda é relativamente pouco explorado por marcas no Brasil, o que abre um território fértil de expansão e crescimento para as marcas que saírem na frente”.