Com o início do Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 nesta semana, a população brasileira finalmente começa a receber as primeiras doses das vacinas desenvolvidas para combater a doença e autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas muitos ainda têm dúvidas quanto a quais documentos levar quando chegar sua vez na fila da vacinação.
De acordo com o programa do governo federal, todos os brasileiros serão imunizados, mesmo quem não apresentar nenhum documento no local de vacinação, bastando que comprove pertencer ao grupo correspondente à fase da campanha – inicialmente focada em profissionais da saúde, indígenas e idosos e pessoas com deficiência institucionalizados.
O Ministério da Saúde recomenda, porém, que para facilitar o controle do processo é importante que cada cidadão informe o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou exiba seu Cartão Nacional de Saúde (CNS) – o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) -, substituível pelo aplicativo Conecte SUS.
Após receber a primeira das duas aplicações, o indivíduo será cadastrado no Sistema de Informação do programa (SI-PNI), que armazena dados referentes às doses recebidas, incluindo fabricante, lote e data de validade – recurso adotado para garantir a identificação, segurança e monitoramento adequado dos vacinados.
Até a manhã desta terça-feira (19), todos os Estados brasileiros já haviam recebido suas doses da Coronavac (vacina elaborada em parceria pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac), distribuídas pelo governo federal segundo critério de proporcionalidade; 21 deles, além do Distrito Federal, iniciaram suas campanhas locais: São Paulo, Amazonas, Goiás, Santa Catarina, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Ceará, Paraíba, Sergipe, Bahia, Alagoas e Pará.