A Apple superou as expectativas de Wall Street e fechou o ano passado com a maior receita trimestral de sua história, US$ 111,4 bilhões, uma alta de 21% na comparação com o quarto trimestre de 2019, segundo o site InfoMoney. Analistas do mercado previam um desempenho de US$ 103,28 bilhões, de acordo com a empresa de dados Refinitiv, especialmente com o impulso das vendas do iPhone 12, lançado em outubro.
De fato, com seu novo smartphone, o primeiro da marca a incluir a tecnologia de conexão 5G, a Apple somou US$ 65,6 bilhões em receita de iPhones no período, um aumento de 17% na comparação anual e um novo recorde trimestral em vendas da linha de celulares, ultrapassando os US$ 61,58 bilhões registrados no primeiro trimestre de 2018.
Mas também chamou atenção, no balanço divulgado pela fabricante nesta quarta-feira (27), o crescimento de 41% nas vendas de iPads no quarto trimestre de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram US$ 8,44 bilhões de receita provenientes dos tablets, um desempenho que pode ser explicado não apenas pelo aumento global de práticas profissionais e atividades escolares realizadas remotamente, parte das medidas de isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus, mas também às recentes atualizações implementadas aos modelos da linha, incluindo revisões de hardware e melhorias para o sistema operacional iPadOS, como o acesso à versão desktop do navegador Safari e o suporte a mouse.
Entre outros destaques dos resultados apresentados ontem pela Apple, estão o aumento de 29%, na comparação com 2019, das vendas em produtos como fones de ouvido AirPods e o relógio inteligente Apple Watch, que garantiram US$ 12,97 bilhões em receita; e os US$ 15,76 bilhões em receita de serviços, que inclui arrecadações via Apple Music, Apple TV+ e App Store.