A rede social Pinterest informou nesta quinta-feira (1º) que passará a proibir anúncios com textos e imagens relacionados a perda de peso, alegando buscar, com isso, combater a idealização de certos padrões de corpo em detrimento de outros.
A proibição inclui materiais publicitários com depoimentos sobre produtos para emagrecimento, esquemas de fotografias antes-e-depois e referências a métricas como o Índice de Massa Corporal (IMC). “Essa posição torna o Pinterest a única plataforma relevante que proíbe qualquer anúncio envolvendo perda de peso. É uma expansão da nossa política de anúncios, que há muito tempo proíbe depreciações de formas físicas e perigosos produtos ou alegações sobre perda de peso”, disse o Pinterest, em nota sobre a nova medida.
De acordo com Sarah Bromma, diretora de política da rede, a regra valoriza “o bem estar e a saúde mental e emocional” dos usuários da plataforma, “especialmente daqueles que são diretamente atingidos por distúrbios alimentares, pela cultura da dieta ou pela depreciação de formas físicas”.
Anúncios que promovam hábitos e estilos de vida saudáveis, além de produtos e serviços fitness, continuam permitidos no Pinterest, contanto que não sejam “focados em perda de peso”.
(com informações de Agência Reuters e Forbes)