Pesquisa aponta comportamento do consumidor no Dia das Crianças
O relatório apontou que mais de 50% dos adultos entrevistados tinham a intenção de comprar presentes para eles mesmos na data
A Social Miner – empresa de tecnologia que ajuda sites e e-commerces a aumentarem suas conversões por meio da exclusiva metodologia de People Marketing – se uniu a Vindi, Neoassist e MindMiners e realizou um levantamento que aponta o comportamento do consumidor no Dia das Crianças. Uma surpresa no resultado: a categoria de Beleza e Saúde foi a que mais se beneficiou com a data comercial, crescendo 2,81 pontos percentuais.
O relatório aponta, ainda, que mais de 50% dos adultos entrevistados tinham a intenção de comprar presentes para eles mesmos na data, fato que pode justificar a alta de uma categoria não tão popular entre as crianças. Por outro lado, o setor de Multivarejo, que inclui itens como brinquedos, também aumentou sua representatividade em vendas em 1,1%.
Outro dado significativo do estudo é que 75% das pessoas afirmaram conferir preços e ofertas online antes de realizar a compra dos presentes e, no entanto, 53% afirmam preferir comprar em lojas físicas. Isso pode ser explicado pelo desejo de os adultos estarem com as crianças no ato da compra e de muitos consumidores não se programam em tempo hábil para que o prazo de entrega do presente aconteça até a data comemorativa.
De acordo com Ricardo Rodrigues, cofundador da Social Miner, dados como estes permitem que e-commerces e empresas invistam em campanhas mais assertivas. “Entender o comportamento do consumidor é essencial em qualquer data comercial, e pode ajudar a direcionar melhor as mensagens para cada público. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é de que o comércio eletrônico tenha faturado mais de R$ 2 bilhões na data. Isso deve ser encarado como uma oportunidade para conquistar novos clientes e fidelizar os antigos”, afirma Rodrigues.
O levantamento revelou ainda que apenas 11,9% das pessoas que compraram no Dia das Crianças já haviam comprado na mesma loja em períodos anteriores, o que indica uma necessidade dos e-commerces criarem uma relação mais estreita com os consumidores em busca de retê-los e conquistar mais conversão.
Em relação ao ticket médio, a intenção dos consumidores era de não gastar muito. A maioria (27,1%) pretendia investir em presentes de até R$ 100, enquanto 23,7% gastariam até R$ 200 e 22,1%, menos de R$ 50. O relatório aponta que essa postura mais conservadora quanto aos gastos pode estar relacionada ao comportamento desse público, uma vez que 28% dos consumidores entrevistados afirmaram comprar artigos para bebês e crianças todo mês e outros 23,7% fazem isso uma vez a cada 3 meses, pelo menos. Vale destacar também que, segundo os respondentes, o fator mais importante na decisão de compra é o preço, seguido da confiança na marca; já o menos relevante para os consumidores é o pagamento parcelado.
De acordo com a Vindi, plataforma de pagamento online que possui o maior gateway independente de pagamentos do país, o meio de pagamento mais utilizado durante o período foi o cartão de crédito, representando 95% das compras. Além disso, a maior parte das operações foi à vista, o que soma quase 70% das transações.
“Percebemos que o cartão de crédito continua sendo a principal forma de pagamento escolhida pelos brasileiros, seguido dos boletos. Isso é uma tendência que vem se consolidando no mercado. Além disso, o fato das compras de Dia das Crianças serem mais pontuais e de valores menores, consumidores optaram por não acumular dívidas”, explica Rodrigo Dantas, CEO da Vindi.