Ao contrário do que muitos imaginam, o pensamento digital não está mais ligado somente a tecnologia em si, mas sim uma postura, uma habilidade e uma nova perspectiva de pensamento, muito mais dinâmico e inovador.
O pensamento digital está diretamente relacionado à nova sociedade e aos novos processos que compõem essa sociedade, predominantemente digitais e envolvidos em soluções tecnológicas.
Ter um pensamento que acompanhe esses novos modelos e a acelerada transformação digital é fundamental para as empresas e líderes que compõem a gestão dessas empresas, pois é por meio desse pensamento que irão surgir ideias inovadoras e contemporâneas, fatores imprescindíveis no mercado atual.
O pensamento digital irá atravessar questões sociais e econômicas que vão para além da tecnologia, mas sim desenvolver estratégias de como aplicá-la de forma efetiva e significativa para o desenvolvimento da empresa e para solucionar problemas da sociedade.
Além disso, compreender o pensamento digital é crucial para líderes de empresas que buscam elaborar novos modelos de negócios, novos fluxos de receita, otimizar processos internos e principalmente melhorar a experiência do cliente.
Pensando nisso, separamos algumas informações importantes sobre o pensamento digital, quais são as suas principais características, como ele impacta as novas gerações e de que forma ele beneficia os líderes e as empresas como um todo.
O que é pensamento digital?
Para entender o pensamento digital, é preciso compreender toda sua história e os modelos de pensamento existentes até então. O mais importante e utilizado até algum tempo atrás é o pensamento industrial, consolidado na revolução industrial nos anos de 1760 até 1840.
Neste modelo de operações lineares, os processos são previsíveis e segmentados, acontece sempre da mesma forma e sempre se repete. Ou seja, não há conexão entre os processos e as pessoas, logo não há abertura para inovações e criações de novas soluções.
Na lógica do pensamento industrial, os processos são melhorados na medida em que se repetem na prática, pois quanto mais aquela atividade é executada, melhores serão os resultados.
Em contrapartida, surge o pensamento digital que desafia todos esses modelos mecanicistas, com uma perspectiva muito mais integrada dos processos e sem nenhuma linearidade.
O pensamento digital é reflexo da sociedade e do mercado atual e acompanha as inúmeras transformações que vivenciamos hoje em dia.
Pensar de forma digital é estar disposto a aprender, desaprender e reaprender em tempo integral, pois a cada momento surge um novo problema e uma nova solução, contestando ideias antes consolidadas.
Além disso, o pensamento digital é multidisciplinar, pois os indivíduos não precisam mais atuar em apenas um processo e atividade como no pensamento industrial, mas podem dominar inúmeras áreas e executar diversos papéis dentro de uma mesma empresa e também na sociedade.
Ter um pensamento digital é compreender a importância da tecnologia para o mundo, quais seus impactos e benefícios para as organizações e qual seu potencial transformador dentro das empresas.
Dessa forma, ter um líder com pensamento digital é imprescindível para o sucesso e evolução da empresa.
Importância do pensamento digital
As gerações atuais estão inseridas em um novo modelo de pensamento, de interação e principalmente um novo comportamento de consumo.
Estamos vivenciando a transformação digital acelerada no dia a dia, com as soluções tecnológicas, mídias sociais, plataformas de streaming e diversos outros elementos que refletem na economia, no mercado e principalmente nas sociedades como um todo.
As empresas, criadas para gerar lucro, passam a estabelecer um novo posicionamento no mercado, voltado para o cliente e priorizando a experiência dos indivíduos com a marca.
O pensamento digital é o facilitador para que tudo isso aconteça de forma efetiva, pois sem um pensamento digital é muito difícil as empresas se reinventarem no mercado e compreenderem os impactos e benefícios que o digital possui no mercado.
Os líderes e gestores das empresas são, na maioria das vezes, o colaborador responsável pelas mudanças e adaptações dentro da organização, capaz de analisar toda a estrutura da empresa e modificar os elementos necessários, incentivando até mesmo os colaboradores.
Líderes que possuem um pensamento digital são capazes de visualizar oportunidades para inovação com mais facilidade, conseguem integrar as demandas socioambientais nos processos e propósitos da empresa, além de desenvolver equipes multidisciplinares.
Com a pandemia da Covid-19, o crescimento digital aumentou de forma expressiva, onde somente empresas que já possuíam um pensamento digital conseguiram se manter no mercado e ultrapassar a crise, como é o caso das startups.
As startups estão hoje na linha de frente no mercado brasileiro, pois possuem como base elementar líderes com pensamento digital, integrando toda uma rede de colaboradores com o mesmo pensamento e propósito.
De acordo com relatório divulgado pela plataforma Distrito, as startups brasileiras receberam mais de 3 bilhões de dólares em investimentos no ano de 2021. Tudo isso representa uma nova visão do mercado que reflete em toda sua conjuntura, clientes, investidores e empresários.
Além disso, esses fatores configuram um novo modelo de sociedade, constituído por uma geração imersa no digital e que busca por inovação a todo momento.
Pensamento digital e uma nova sociedade
A construção de uma nova sociedade já vem acontecendo há alguns anos, com o avanço da tecnologia e as novas gerações que já nascem conectadas.
Hoje em dia, as pessoas passam grande parte ou até mesmo a maior parte do dia conectadas nas mídias sociais, trabalhando pelo celular e realizando qualquer atividade de forma remota.
Da mesma forma, serviços de alimentação podem ser feitos por aplicativos, mobilidade urbana, hotelaria, serviços bancários e até mesmo consultas médicas.
O consumo digital, que já era intenso, aumentou ainda mais com a pandemia da Covid-19, momento em que o mundo físico parou com o isolamento social e abriu espaços para que o mundo digital avançasse em uma velocidade recorde.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginavam até um ano atrás, o fortalecimento do meio digital veio para ficar, com um potencial de crescimento cada dia mais expressivo, devido à transformação digital que segue acontecendo.
O pensamento digital, por outro lado, é algo que vem sendo desenvolvido aos poucos na sociedade e se difere da transformação digital em alguns aspectos, apesar de serem elementos complementares.
A transformação digital usa a tecnologia para solucionar e substituir processos analógicos, com o intuito de otimizar a rotina dentro das organizações, reduzir custos, facilitar a comunicação entre a empresa e o cliente, dentre vários outros fatores que são qualificados com o uso da tecnologia.
Porém, não há nenhuma grande transformação na estrutura da sociedade, no mercado e no comportamento sem que o pensamento digital esteja presente, algo que vai para além da praticidade e da velocidade da transformação do analógico para o digital.
O pensamento digital é olhar para inúmeras possibilidades tecnológicas e transformá-las em algo inovador, ou seja, a capacidade de reinventar um modelo de negócio.
Para entender melhor essas diferenças, basta analisar as empresas de hospedagem e hotelaria; a maioria delas já possuem processos digitalizados, um domínio na web, presença digital em todas as plataformas, dentre várias outras soluções tecnológicas.
Por outro lado, surgem startups como o AirBnb, com uma proposta completamente inovadora no setor de hospedagem, oferecendo uma nova experiência totalmente digital para os clientes e revolucionando o mercado de hotelaria.
Tudo isso só é possível por meio de líderes e empresários com pensamento digital, pois para que grandes ideias surjam é preciso desenvolver a habilidade do pensamento digital dentro das lideranças, e não somente olhar a tecnologia e a transformação digital por meio de processos isolados.
O pensamento digital acompanha a sociedade atual, pois os sujeitos não buscam somente soluções tecnológicas para seus problemas, nem apenas serviços otimizados, mas sim uma nova experiência, uma nova abordagem que acompanhe o propósito de atividades antigas.
O propósito é o grande norteador do que irá ser feito, enquanto a tecnologia e o pensamento digital irão determinar de que forma irá ser feito.
Pensamento digital na prática das empresas
O pensamento digital dos líderes é o condutor da transformação digital nas empresas, pois esse processo requer uma gestão flexível e inovadora.
A transformação digital necessita de um investimento em soluções tecnológicas, porém, a engrenagem principal de qualquer empresa são os indivíduos, o que faz com que o investimento nas habilidades humanas seja ainda mais importante nesse processo.
O papel do líder, na prática, envolve diversos processos desafiadores, que só serão possíveis à luz do pensamento digital.
Os líderes devem adaptar a governança como um todo e serão o grande responsável em refletir essas ideias para os colaboradores, pois o pensamento digital deve ser absorvido pela equipe para que transformações aconteçam.
Estabeleça um objetivo
Analisar as problemáticas da empresa é o primeiro passo para alcançar os objetivos de forma efetiva, afinal não existem soluções sem a existência de problemas.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, nem sempre a tecnologia é a solução para os problemas, mesmo dentro de uma transformação digital.
O líder com pensamento digital é capaz de ponderar os problemas existentes e elaborar novos processos que solucionem esse problema por meio de uma conjuntura de fatores, e não somente substituí-lo por uma solução tecnológica.
Ou seja, quando os problemas são detectados e os objetivos são alinhados, o processo de inovação é simplificado, pois o líder consegue ter uma perspectiva mais centrada do que deve ser modificado na empresa e quais processos podem ser reinventados para que a transformação aconteça.
Incentive os funcionários
A integração dos funcionários a esse modelo de pensamento digital é tão importante quanto o pensamento digital dos líderes da empresa, pois um necessita do outro para que as transformações aconteçam de forma efetiva.
Ou seja, envolver os funcionários nesse processo é fundamental para construção de uma cultura digital dentro da organização, porém, em alguns casos, pode ser desafiador para líderes que não possuem um pensamento digital.
Dentre as inúmeras características desse modelo de pensamento, está a flexibilidade e a alteridade, pois líderes que não possuem essas características não conseguem desenvolver um pensamento embasado na experiência do cliente. Logo, não é possível desenvolver soluções inovadoras que resolvam os problemas desses clientes.
A flexibilidade e a alteridade também serão imprescindíveis na integração da equipe, pois permitem que o líder dialogue com a equipe de forma mais estratégica e efetiva, sempre se colocando no lugar do outro e reforçando a importância de cada colaborador nesse processo de transformação.
Dessa forma, a equipe de colaboradores deve estar alinhada e inserida de forma multidisciplinar nesse processo de transformação e inovação. Os líderes com pensamento digital devem compartilhar ideias, educar e estimular os funcionários ao pensamento crítico e digital.
Invista na tecnologia
Por fim, após todas as etapas, é possível identificar quais as melhores possibilidades dentro das inúmeras soluções tecnológicas disponíveis no mercado e quais recursos estão alinhados com a estratégia digital da empresa.
Investir em tecnologia é um pré-requisito para empresas atuais, principalmente na era das mídias sociais. Investir em um registro de domínio, ter um site bem estruturado, estar presente nas redes sociais, dentre outras ferramentas fazem parte da transformação digital.
O pensamento digital é o que irá facilitar todo o processo até aqui, desde a criação do nome de domínio, os propósitos das plataformas digitais até a reestruturação da empresa e quais soluções tecnológicas serão utilizadas.
Diferente da transformação digital, onde as mudanças ocorrem de forma pontual em alguns processos, esse modelo de pensamento ajuda os líderes a realizarem mudanças e transformações mais amplas e multidisciplinares, que impactam não só os processos internos e externos, mas toda a conjuntura da empresa e seu impacto na sociedade.
Conclusão
O mundo contemporâneo está em constante transformação e possui inúmeras tecnologias disruptivas que podem ser utilizadas dentro das empresas.
Porém, o grande diferencial das grandes startups e empresas de sucesso é a capacidade de conhecer, mapear, se adaptar e reinventar a forma como essas tecnologias são utilizadas, de forma inovadora.
Esse papel estratégico é realizado pelas lideranças, por meio de um pensamento digital. Os líderes das empresas precisam, além de determinadas competências e habilidades digitais, um pensamento crítico e um estímulo constante para novas ideias.
Contudo, é muito importante que os líderes invistam no pensamento digital para que as empresas, cada vez mais, integrem a cultura digital dentro das organizações.
A tecnologia não é mais apenas uma ferramenta para otimizar processos, mas carrega um propósito e um novo conceito de “ser” e “estar” no mundo.