Cinema não é apenas entretenimento. Além de inspirar e incentivar a reflexão, a sétima arte dá luz a personagens distintos que ajudam o telespectador a entender como funciona o discurso e como é possível estabelecer um diálogo assertivo.
De acordo com a estrategista de comunicação Fabiana Teixeira, “saber por que a comunicação é importante e quais são os efeitos que ela traz pode ser um desafio para quem não trabalha na área. É nesse momento que a arte chama, pois as obras cinematográficas não só refletem, mas também transformam a nossa realidade”.
Repórter com experiência em emissoras de TV como Record, Bandeirantes, Cultura e RedeTV!, Texeira indica abaixo 4 filmes com com personagens que ensinam sobre a importância da comunicação. Confira:
Dois Papas (2019)
Segundo a especialista, o filme Dois Papas traz uma visão mais próxima e humana dos últimos dois pontífices da Igreja Católica, onde, ao observamos o estilo de Bento XVI (Anthony Hopkins) e de Francisco (Jonathan Price), podemos identificar características peculiares no discurso de cada um.
Durante as conversas e embates, Bento XVI argumenta, na maioria das vezes, de forma dura, contundente, expressando firmemente suas convicções. Em contrapartida, Francisco é o exemplo de humanização que se espera de um pontífice.
Muito disso deve-se, de acordo com Teixeira, à sua simplicidade. O Papa Francisco fala sobre gostar de futebol e dançar tango. É bem-humorado, faz piadas, é eloquente e sente a igreja contemporânea desconectada com a realidade atual. No entanto, seu maior ensinamento está na autenticidade. “Ninguém é igual a ninguém. Por isso devemos partir do princípio de que o mais importante é ser autêntico em seu discurso, respeitando seu estilo e desenvolvendo, com muito treino, uma comunicação assertiva”, pontua a estrategista.
Outro ponto a ser destacado sobre o tema é a diplomacia, ou seja, saber escutar pontos diferentes dos seus e manter sua inteligência emocional, ponderando os argumentos e mantendo sempre o diálogo. Segundo Teixeira, o segredo para uma boa comunicação é ter uma escuta ativa e empática.
O Discurso do Rei (2010)
Também baseado em fatos reais, o clássico O Discurso do Rei narra a trajetória de ascensão, persistência e superação do Rei George VI (Colin Firth), pai da Rainha Elizabeth II. Vencedor de 4 Oscars e aclamado pela crítica, a obra traz como principal fio condutor a dificuldade que perseguia e limitava as ações do monarca desde a sua infância: a gagueira e a dificuldade de se comunicar.
Dá para imaginar um Rei sem o poder da oratória e de conexão com os seus súditos? Diante desse desafio e diversas tentativas médicas para solucionar o seu distúrbio, são métodos nada ortodoxos que transformam o Rei gago em um dos maiores oradores do seu reinado. Segundo Teixeira, o personagem nos apresenta como desenvolver autoconfiança para se tornar um porta-voz convincente e discursar para a multidão, como se estivesse falando para uma pessoa que acredita em você. O filme nos ensina que falar bem não é dom, é treino.
A Chegada (2016)
Se a comunicação entre os humanos já está difícil, imagina só ser encarregada de se comunicar com alienígenas. É a função que o governo exige da Dra. Louise Banks (Amy Adams), linguista especialista no assunto. Ao perceber que a missão é praticamente impossível, Banks traça outra estratégia e mostra como um momento de crise exige adaptabilidade para entender o contexto no qual estamos imersos e criatividade para propor soluções, além do famoso jogo de cintura para negociar, engajar, convencer e persuadir, no sentido positivo, outras pessoas em prol da solução do problema.
A Chegada é um filme sobre as nossas limitações diante do desconhecido. Para Teixeira, a ficção explica como às vezes precisamos criar uma linguagem universal para que a mensagem seja compreendida por todos.
Obrigado Por Fumar (2006)
“Se argumentar corretamente, nunca estará errado. Se alguém consegue vender cigarros, pode vender qualquer coisa” é a frase de efeito de Nick Naylor (Aaron Eckhart) em Obrigado Por Fumar.
Porta-voz de uma empresa gigante de cigarros, a função do personagem principal é a de impulsionar o uso do produto, além de defender os direitos dos fumantes.
Por conhecer muito bem o cigarro e entender seu lado negativo, Nick usa e abusa do poder da oratória com técnicas de argumentação e persuasão, o que o ajuda a sair ganhando em todas as discussões.
O filme foca na maneira como as informações são manipuladas e como o uso correto das palavras pode tornar um hábito destrutivo em um dos produtos mais vendidos do mundo. Teixeira explica que a construção do personagem ilustra a importância da argumentação como fonte de sucesso para se chegar ao ápice da carreira que deseja.
Para aprender mais
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