O que os lojistas precisam fazer para aproveitar ao máximo a Black Friday?
Em 2014, quando começou a se falar sobre a data, apenas 27% dos brasileiros conheciam o evento e hoje esse número chega a 99,5%
Todos os anos a Black Friday atrai milhares de consumidores que buscam por ofertas proporcionadas pela data. Consequentemente, o evento tende a crescer cada vez mais e hoje já é reconhecido como um dos mais importantes para o setor varejista, ficando atrás apenas do Natal. No Brasil, a Black Friday passou por três fases: o nascimento, a expansão e a consolidação, que é o que estamos vivendo atualmente.
Em 2014, quando começou a se falar sobre a data, apenas 27% dos brasileiros conheciam o evento e hoje esse número chega a 99,5%. Segundo um levantamento do Google, a edição de 2017 faturou R$2,1 bilhões, um crescimento de 10% em relação a 2016.
Do total dos entrevistados, apenas 9% disseram que não comprariam nada este ano.
Em 2018, a Black Friday abre sua temporada de compras no quarto trimestre, momento em que a confiança do consumidor volta a aumentar devido ao 13º salário, Natal e Ano Novo. Para ajudar os lojistas a aumentar suas vendas e aproveitar melhor o período, é preciso se planejar e aliar diferentes estratégias. Por isso, listei algumas dicas:
– Ao invés de focar todas as promoções e investimento na sexta-feira, é importante fazer promoções durante toda a semana, pois dessa forma é possível atingir os consumidores antes da data e evitar concorrência entre as marcas.
– Outro ponto importante é garantir que seu site não demore para carregar. A velocidade prende a atenção do consumidor e faz com que ele compre mais. Além disso, é preciso que seu e-commerce tenha páginas responsivas para o mobile, uma vez que o cliente está cada vez mais conectado, evitando perder vendas.
– É preciso também conferir se todas as tags de rastreamento de mídia e análise estão implementadas e funcionando corretamente, isso dá mais visibilidade para enxergar se sua campanha está dando certo ou não. É importante separar as melhores ofertas que tenham descontos reais e criar uma landing page ainda mais atrativa, pois isso ajuda capturar de leads, facilitando o relacionamento com o cliente após a Black Friday, podendo transformá-los em fãs da marca.
– Deixe o seu site com uma temática sobre a Black Friday, pois é extremamente importante para o consumidor visualizar que sua marca está no “dia de ofertas”. – Por fim, não esqueça de validar seu estoque de produtos, principalmente os que estão na promoção. Durante esse período, é importante definir um modelo de atendimento diferenciado, seja por chat, telefone ou e-mail 24horas.
Vale destacar que os consumidores começam a buscar cada vez mais cedo sobre a Black Friday e a pesquisa online é o método preferido para 86% dos brasileiros. Portando, tenha um planejamento de mídia assertivo que fale diretamente com seu público, defina o budget para as ações e invista em estratégias de relacionamento com seu consumidor.
Sérgio Hneda — Planning Specialist for New Business na agência GhFly, uma das principais agências digitais do Brasil, líder em performance e gestão de campanhas inovadoras com foco em resultado.