O que fazer para não errar na gestão de um negócio food service
Para que seu restaurante tenha sucesso e fuja à regra, mantenha um olhar atento às inovações e dedique tempo ao estudo do produto
Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) mostram que 50% das empresas do segmento de alimentação fora do lar encerram suas atividades em até dois anos de atuação. Essa informação pode ser um pouco desanimadora para quem deseja investir em algo do setor, contudo, não é impossível fugir à regra geral. Pensando nisso, elenquei os principais motivos que levam o restaurante ao fracasso:
Paixão não é gestão: Um dos principais erros que provocam essa estatística negativa é que muitos empresários entram no empreendimento tão somente por paixão pela cozinha. E apesar da familiaridade com o ramo, não possuem conhecimento em gestão de negócios. Uma forma de superar este problema é investir tempo estudando e fazendo cursos de gestão na área de gastronomia. É necessário obter e reciclar conhecimento do negócio.
Planejamento é fundamental: O planejamento estratégico é outro ponto que merece atenção. A maioria dos profissionais não divide as áreas do negócio em categorias – como público alvo, comunicação, ponto de venda, gestão de custos, etc. No entanto, fazer o reconhecimento das áreas do seu negócio e traçar planos específicos para cada uma delas é fundamental para levar o estabelecimento ao sucesso.
Veja seu estabelecimento como uma empresa: O empreendedor de alimentação fora do lar, que normalmente é um apaixonado por Gastronomia, precisa enxergar seu estabelecimento como uma empresa e não como “apenas um restaurante”. É preciso não estar apenas com os olhos na cozinha, mas estar bem informado sobre o tudo que está acontecendo em seu negócio: saber se o atendimento está indo bem, realizar pesquisas de satisfação e conversar com seus colaboradores. A fim de auxiliar na gestão e tomada de decisões, é necessário fazer uso de tecnologias específicas que permitem e facilitam o controle. Certifique-se de que as ferramentas escolhidas atendem todas as etapas e áreas da empresa – do salão até a retaguarda.
Acompanhe a gestão financeira: Caso seja necessário fazer uma injeção de capital externo, seja por iniciativa de investidor ou empréstimo, verifique antes se a gestão financeira está preparada e organizada para receber esta verba – caso contrário, é possível que a “solução” acarrete em ainda mais problemas. Neste caso, nossa recomendação é contar com o apoio de uma consultoria financeira para dar um novo rumo ao negócio.
Por fim, se após analisar todo esse cenário os números mostrarem que não é viável manter o negócio, repense a ideia de continuar insistindo. Posteriormente, faça uma avaliação honesta sobre quais pontos levaram ao fracasso. Na maioria das vezes, o insucesso está associado ao descontrole financeiro ou de produção, desperdício e atendimento insatisfatório para os clientes. Esteja atento aos erros cometidos para, num próximo empreendimento, não cometer as mesmas falhas.
Portanto, para que seu restaurante tenha sucesso e fuja à regra, mantenha um olhar atento às inovações e dedique tempo ao estudo do produto, público alvo, ponto de venda, cardápio, gestão de custos e pessoas, marketing e liderança.
Marcus Varandas Filho — CEO do MVarandas, startup de inovação e tecnologia com foco em P&D.