O NBB já entendeu a importância de ser multiplataforma, e você?
A presença multiplataforma das ligas esportivas – e também das franquias e clubes participantes – também faz com que aumente o interesse sobre seus serviços e produtos em canais indiretos
A liga brasileira de basquete, o NBB – Novo Basquete Brasil – chega a sua décima primeira temporada em 2018. A partir deste mês, quatorze equipes vão buscar, dentro de quadra, o título mais importante do basquetebol masculino no país. Mas o que isso tem a ver com empreendedorismo? Simples: cada vez mais, a organização do NBB tem apostado no conceito de multiplataforma para divulgar e alavancar a competição. E este é um conceito com o qual você já deveria estar totalmente familiarizado. Quer saber por que?
Vamos começar explicando um pouco melhor como funciona o sistema multiplataforma do Novo Basquete Brasil. Basicamente, a partir da nova temporada, a liga nacional terá jogos transmitidos ao vivo, em diferentes plataformas e canais, em seis dias da semanas: de segunda a sábado. O público poderá acompanhar as partidas em TV aberta, na Band; TV fechada, na ESPN, Band Sports e Fox Sports; e também na internet, com transmissões no Facebook, às segundas, e no Twitter, às quartas.
Desta maneira, o NBB segue uma tendência crescente no universo esportivo. Cada vez mais, as grandes ligas apostam na internet como um aliado importante na captação e retenção de seu público alvo, criando o maior número de caminhos possíveis para que uma pessoa interessada em determinado evento consuma aquele conteúdo e tenha facilidade de encontrá-lo – onde e quando bem entender. É claro, no cenário atual, não basta para as empresas – no caso, para as ligas esportivas – que seu público assista ou acompanhe seus eventos. É preciso também investir na interação e no engajamento, e nesse quesito o NBB ainda pode aprender com modelos que vêm de fora.
NFL: multiplataforma e UX a favor do público
Um exemplo claro – e bem executado – desta aproximação multiplataforma e de interação com o público vem da liga norte-americana de futebol americano, a NFL. De algumas temporadas para cá, a liga começou a investir pesado no conceito UX (User Experience – experiência do usuário, na tradução literal), que trata-se de um conjunto de técnicas utilizadas para criar uma percepção positiva, no usuário, de um determinado evento, serviço ou produto.
Com essas técnicas e investindo forte tanto no Twitter quanto no Instagram (só na temporada 2013, a Liga enviou tweets patrocinados para mais de 284 milhões de usuários), a NFL aproximou-se ainda mais de seu público e elevou seu número de seguidores em proporções astronômicas. A liga, portanto, soube surfar a onda da “segunda tela”. Segundo um estudo da empresa norte-americana IPG Lab, atualmente, o usuário médio navega pelas telas do celular, tablet, notebook e televisão cerca de 27 vezes por hora.
A presença multiplataforma das ligas esportivas – e também das franquias e clubes participantes – também faz com que aumente o interesse sobre seus serviços e produtos em canais indiretos. O NBB tem hoje, por exemplo, citações diárias nos principais portais esportivos do país, e também atrai tráfego na internet através da venda de produtos oficiais dos clubes e de sites de apostas online.
Ok, mas o que a minha empresa tem a ver com isso?
Basicamente, tudo. A essa altura, você já deve ter entendido que não são só as ligas esportivas e clubes que podem se aproveitar do conceito de multiplataforma – e também de User Experience. Trabalhando seu conteúdo (seja você um vendedor de produtos ou serviços) em várias frentes de comunicação, sua mensagem chegará mais facilmente ao público alvo, e seu potencial cliente se tornará mais próximo de sua marca antes do que você imaginar, aumentando e muito suas chances de ter sucesso na internet.
No entanto, lembre-se: ser multiplataforma não é produzir um só conteúdo e distribuí-lo em todos os canais possíveis. É preciso personalizar o conteúdo, definir qual público você pretende atingir em cada canal e, é claro, desenhar sua mensagem da forma correta para cada plataforma. Em 2017, segundo uma pesquisa do CETIC.Br, 49% dos lares brasileiros dependiam de um celular para acessar a internet. Não adianta de nada, então, criar um conteúdo muito interessante, mas que não seja responsivo e não facilite a navegação na tela do smartphone.
E então, pronto para tornar sua empresa multiplataforma?