A admirável e bem-sucedida trajetória da rede varejista Magazine Luiza virou tema de um novo livro. Lançado pela Rocco, O jeito de ser Magalu é o primeiro volume de uma série de obras da editora focadas em empresas brasileiras que dão certo e servem de inspiração para executivos, líderes empresariais e empreendedores, inclusive aqueles que ainda não tiraram suas ideias da cabeça ou do papel. Este primeiro e todos os outros volumes serão escritos por César Souza, presidente do Grupo Empreenda e um dos consultores e palestrantes mais requisitados e experientes do país, além de autor dos best-sellers Você é do tamanho dos seus sonhos (2004) e Seja o líder que o momento exige (2016).
O jeito de ser Magalu destrincha seu ousado modelo de negócios, apresentando cinco fatores-chave que explicam a trajetória campeã da empresa. Um deles é a inovadora “solução FiGital”: contrariando a tendência dominante de separar o comércio digital do presencial, a varejista foi pioneira em integrar a sua atuação online e off-line e humanizar a tecnologia. O Magalu também arquitetou um processo de sucessão familiar bem-sucedido; tem concretizado seu impressionante projeto de expansão mantendo o cliente no centro de tudo; investe na sua natural paixão por pessoas e equipes; e tem muito claro e difundido um senso de propósito, cidadania e inclusão.
Sucessivas aquisições de operadores de logística, instituições de pagamento e negócios digitais, como a recente compra da plataforma de e-commerce de games e tecnologia Kabum!, com um aporte inicial de R$ 1 bilhão – a maior de sua história –, estão colocando o Magalu no mesmo patamar de superapps mundiais, como Alibaba, Amazon e Mercado Livre.
“O Magalu não é ‘apenas’ uma empresa. Transcendeu. Tornou-se símbolo de um Brasil possível. De amor ao País, ao trabalho, de respeito à diversidade, às pessoas, aos clientes, às comunidades onde opera”, afirma César Souza. “O que me motivou a escrever este livro foi revelar como os fundadores e os líderes da empresa foram capazes de transformar uma pequena loja na cidade de Franca, no interior paulista, nesse gigante do varejo”. Ao longo dessa “viagem” saltou aos olhos do autor que, além dos cinco fatores-chave, a alma do Magalu é o grande segredo do seu sucesso. “O ‘case’ Magalu demonstra que é possível unir tradição e inovação, lucro e cidadania, tecnologia e calor humano”, resume César Souza, também o renomado criador de conceitos inovadores como “Líderes em Ação”, “Reflexão Estratégica”, “Team Business”, Clientividade®” e “Innovation Solutions Hub”.
O jeito de ser Magalu poder ser adquirido aqui.