Conhecidos como geração Z ou zoomers, os nascidos entre 1997 e 2012 já representam uma parcela significativa de consumidores. Segundo levantamento da Euromonitor, em 2030 eles já serão a maioria entre os consumidores no mercado. A primeira geração de nativos digitais desconhece um mundo sem internet e tem características individuais às quais as marcas devem estar atentas.
Para atrair a atenção desses jovens de 11 a 24 anos, o varejo deve apostar na tecnologia, autenticidade e igualdade social, segundo a mesma pesquisa da Euromonitor.
“Essa geração busca marcas que deem valor ao indivíduo e que tenham propósitos. Os gen Z tendem a ser mais engajados e socialmente preocupados com questões de sustentabilidade”, analisa Gustavo Ruchaud, diretor de marketing da Loja Integrada, plataforma brasileira para a criação de lojas virtuais.
Logo abaixo, o especialista elenca três dicas que ajudam a entender a geração Z e a planejar estratégias de negócio voltadas a esse público:
1. Compras seguras e com conveniência
Para Ruchaud, o novo perfil de consumidores da geração Z busca segurança e conveniência no momento da compra. Por isso, é cada vez mais comum esses jovens realizarem pagamentos móveis, por meio de aplicativos e carteiras eletrônicas, e buscarem vantagens que ajudem na decisão da compra. “Varejistas virtuais devem apostar em experiências únicas para esses clientes, como descontos exclusivos e opções de pagamento mais flexíveis”, diz o especialista.
2. Omnichannel nas vendas
Considerada a primeira geração a nascer no mundo digital, a gen Z tem como uma das principais características estar conectada com o online, mas também não abre mão de experiências físicas ao realizar compras. Com essa qualidade, eles esperam que as marcas também atuem como nativos digitais. “A geração Z está conectada não só no ambiente digital, como redes sociais e sites, mas também a experiências do mundo físico. Integrar os canais de comunicação e ser cada vez mais omnichannel são estratégias para mirar e despertar a atenção desse consumidor”, sugere Ruchaud.
3. Responsabilidade Social
Igualdade, diversidade, sustentabilidade e inclusão social são algumas das preocupações e expectativas da geração Z ao comprar um produto ou serviço. A gen Z está disposta inclusive a pagar mais caro por itens “ecofriendly” e sustentáveis. “Mais do que nunca, os varejistas devem ter um olhar atento e demonstrar compromisso com as questões sociais, não apenas para engajar esse público jovem, mas também aprimorar a experiência dos consumidores com a marca e firmar sua responsabilidade social”, finaliza o executivo.