O Laboratório da Consultoria e a Méttodo Reflexão Estratégica escutaram consultores brasileiros para a pesquisa anual Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil 2020, levantamento detalhado do mercado, que tem crescido nos últimos anos e mantido perspectivas otimistas para o futuro.
De acordo com o consultor Luiz Affonso Romano, responsável pela execução do projeto, problemas empresariais são diferentes e irrepetíveis. “Cada empresa é única, com seu espaço, tempo e circunstâncias e reage de maneira diferente às intervenções”, afirma. Mas a pesquisa permite um bom retrato do mercado de consultoria no Brasil. Para o ano de 2020, o Perfil das Empresas de Consultoria revelou:
- Participação expressiva das mulheres (40,3%), pelos comparativos de 2014 a 2020;
- Maioria (53,2%) dos consultores têm de 30 a 59 anos;
- Aumento constante de trabalho home office e coworking (61,6%), principalmente com o advento da pandemia.
O levantamento traz também o dado de que as empresas de apenas um consultor representam 80% das consultorias no país.
Consultores, contratantes, órgãos de auditoria e demais interessados podem adquirir a pesquisa na íntegra através do link: https://www.hotmart.com/product/perfil-das-empresas-de-consultoria-do-brasil-2020/D45889630Q