De acordo com o “Financial Times”, a empresa suíça Nestlé, uma das maiores do mundo no setor alimentício, admitiu em um documento de circulação interna que mais de 60% de seus produtos não são saudáveis, já que desobedecem aos padrões exigidos no mercado.
Conhecida por fabricar chocolates como Chokito, Alpino e KitKat, o achocolatado Nescau, os biscoitos Bono, o leite em pó Ninho e o leite condensado Moça, a companhia chegou a reconhecer, na apresentação a que o jornal britânico teve acesso, que “algumas de nossas categorias e produtos nunca serão ‘saudáveis’, não importa quanto renovamos”.
O documento observa, segundo o “Financial Times”, que somente 37% dos alimentos e bebidas da marca obtiveram uma nota superior a 3,5 pontos no sistema de classificação da autoridade sanitária da Austrália. Com pontuação máxima de 5, a mesma escala é utilizada por órgãos internacionais de pesquisa no segmento, como a Fundação de Acesso à Nutrição.
Segundo avaliação da Nestlé, cerca de 70% dos alimentos, 96% das bebidas (exceto café puro) e 99% de doces e sorvetes de seu portfólio tiveram nota menor que 3,5. Por outro lado, as águas e os laticínios da empresa registraram melhor classificação, com 82% e 60% deles, respectivamente, alcançando esse limite.
Compostos para bebês, rações para animais, produtos de nutrição médica especializada e café não foram avaliados no processo, de acordo com o “Financial Times”, mas os itens analisados representam cerca de metade da receita anual total da Nestlé, US$ 103 bilhões (R$ 537 bilhões).
“Fizemos melhorias significativas em nossos produtos… [mas] nosso portfólio ainda apresenta desempenho inferior em relação às definições externas de saúde em um cenário onde a pressão regulatória e as demandas dos consumidores estão disparando”, afirma o documento interno da marca.
Em resposta ao jornal, a Nestlé informou estar atualizando seus padrões de nutrição e saúde e analisando seu portfólio de produtos para assegurar que estes ajudem uma dieta equilibrada e atendam às necessidades nutricionais dos consumidores em casa fase de sua vida. Ainda de acordo com a fabricante suíça, as taxas de açúcares e sódio em seus itens foram reduzidas entre 14% e 15% nos últimos sete anos.
(com informações de UOL)