Um dos maiores conselhos que empreendedores de sucesso dão para aqueles que estão em busca de iniciar sua própria jornada empreendedora é se fazer a pergunta: qual será o problema que o meu negócio irá solucionar para o meu cliente? Saber este propósito é fundamental para desenvolver todos os planos da empresa. E há, ainda, quem diga que, quanto mais específico for o problema do seu cliente, melhores as chances do seu negócio dar certo. É o famoso “negócio de nicho”.
O negócio de nicho é voltado para um público específico, que provavelmente enfrenta problemas que ainda não possuem soluções fáceis no mercado, ou seja, suas necessidades são pouco exploradas. De acordo com o especialista em marketing Neil Patel, é um mercado que conta com um público mais disponível e engajado. “Imagine-se no lugar do consumidor. Existem empresas e mais empresas trabalhando com algo parecido com o que ele precisa. Nenhuma delas, no entanto, atende a todas as suas necessidades. Quando aparece uma empresa disposta a direcionar seus serviços especificamente para ele, certamente vai agarrar a oportunidade de comprar”, ele explica em seu blog.
Muitas vezes, o difícil é encontrar estes segmentos da população com necessidades que não foram atendidas e, mais ainda, que representem um público grande. Um nicho específico, no entanto, conseguiu as duas coisas, resolvendo um problema antigo, que ainda não tinha solução, e que afeta milhares de pessoas, por muitos motivos diferentes: a alopecia.
Sim, um dos negócios de nicho que mais vêm crescendo atualmente são as clínicas de transplante capilar que ajudam pessoas que sofrem de alopecia a recuperar cabelos que foram perdidos com os anos, devido à genética, ou com eventos pontuais, como acidentes. No Brasil, um dos negócios líderes em transplante capilar é a CapilClinic.
Clínica Internacional
A CapilClinic foi fundada na Europa, e possui diferentes clínicas localizadas na Espanha (Barcelona), Turquia (Istambul) e México. No Brasil, todas as intervenções são realizadas por médicos brasileiros, em uma clínica que possui uma das tecnologias mais avançadas do setor. Comandada pelo Dr. Alvaro Tulio Fortes, um dos melhores e mais renomados especialistas em implantes, transplantes e enxertos, a clínica oferece uma “solução definitiva para a alopecia”, com técnicas variadas, escolhidas especificamente para as necessidades dos clientes.
Médico e administrador, o Dr. Alvaro Tulio Fortes vivenciou experiências desenvolvendo a técnica FUE, Extração da Unidade Folicular, com diversos conceituados cirurgiões ao redor do mundo, participando de rodadas de cirurgias e cursos hands on, modalidade em que o cirurgião pratica a técnica, além de de participar de diversos congressos mundiais de área. A técnica FUE da CapilClinic consiste em mover folículos pilosos saudáveis do couro cabeludo para serem implantados em áreas de alopecia. É um processo delicado, que requer experiência médica, mas o transplante capilar é pouco invasivo: como não é necessário remover tiras de couro cabeludo, é um procedimento ambulatorial, e que minimiza o aparecimento de cicatrizes e reduz a duração do tratamento pós-operatório, graças ao fato de que não são utilizados pontos.
Na CapilClinic, os pacotes para clientes se diferenciam de acordo com a quantidade de folículos que serão necessários no transplante capilar. Pelo valor de 15 mil reais já é possível fazer o transplante de até 1.200 folículos, com direito a suporte presencial nas cidades de São Paulo, Boa Vista e Caxias do Sul; translado aeroporto – hotel – aeroporto e duas noites no hotel; tratamento pós-operatório (com as medicações omeprazol, ciprofloxacino, prednisona e aspirina); e kit com shampoo, chapéu, lenço, almofada e curativo de espuma. O pacote mais caro, de 22 mil reais, atende aqueles que precisam de uma área muito maior de transplante, com até 5.000 folículos.