A Autoridade Egípcia do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) finalmente entrou em acordo com a empresa japonesa Shoei Kisen Kaisha para liberar o porta-contêineres Ever Given, apreendido desde o final de março após encalhar na importante rota comercial marítima e bloqueá-la por quase uma semana, provocando um congestionamento de 422 navios.
Formalizado nesta quarta-feira (7), o acordo prevê uma indenização – inicialmente solicitada em US$ 916 milhões, mas de valores finais não divulgados – ao governo do Egito por parte da companhia proprietária da embarcação, além do envio de um rebocador de 75 toneladas. A Shoei Kisen Kaisha também deve indenizar a família de um trabalhador que morreu em meio às operações da SCA para desencalhar o Ever Given.
Segundo a Lloyd’s Lists, especializada em dados comerciais para a comunidade marítima, o bloqueio do Canal de Suez provocado pelo navio gerou um custo de US$ 400 milhões por hora ao comércio. Para liberar a proa encalhada do porta-contêineres, escavadores tiveram de penetrar profundamente nas margens do canal e remover 27 mil metros cúbicos de areia.
Hoje o navio já trafega com destino ao porto de Roterdã (Holanda), carregando cerca de 18,3 mil contêineres.
(com informações de Agência ANSA e Veja)