Um Ford Escort Mark II de 25 anos, que não anda e custa R$ 360 mil pode não parecer a melhor das ofertas – afinal, com esse mesmo dinheiro você compra um desses SUV importados zero km, por exemplo.
Mas o valor desse Escort tem um motivo especial: não só a dedicação empenhada para fazê-lo como também a sua matéria-prima o faz diferente dos outros. Ele é completamente feito de ouro, prata, diamante e outras pedras preciosas. E agora vai à leilão com valor inicial em 70 mil libras.
O joalheiro inglês Russell Lord é o responsável por essa obra de arte. Ele já teve 55 exemplares do carro ao longo da vida e é um dos apaixonados que fez do modelo Escort ser escolhido como o Ford mais amado de todos os tempos no Reino Unido, em 2016.
A joia que ele produziu à mão é feita, na sua maioria, em prata, com ouro 18 quilates nas rodas, freio e aerofólio. A grade dianteira é feita de ouro branco.
O modelo ainda utiliza diamantes nos faróis, 600 diamantes negros russos na carroceria, rubis nas lanternas de freio e safira no logo da Ford. No interior do protótipo, o câmbio é móvel e tem um cristal na sua ponta.
Para compor os vidros do veículo, vários vasos foram quebrados até encontrar a curvatura ideal.
Se você ficou interessado em ser o próximo dono da miniatura, o leilão acontece no site britânico de carros clássicos The Market.
25 anos
Russell conta que dedicou 25 anos para fabricar a miniatura em pedras e metais preciosos e sem a ajuda de algum projeto – ele afirma que conhece o modelo como a palma da sua mão. O Escort que Lord Russell se inspirou é um de rali pilotado por Ari Vatanen no fim dos anos 1970 e foi projetada numa escala 1:25.
Depois de tanto tempo ele decidiu, finalmente, terminar o projeto. O joalheiro conta que não pretende lucrar financeiramente com o leilão da miniatura, uma vez que todo o dinheiro arrecadado vai para a caridade.
Ford Escort
De acordo com a assessoria da Ford, nos 32 anos em que o modelo foi fabricado no Reino Unido, foram vendidas mais de 3 milhões de unidades, tornando-o um dos carros mais populares do país.
No Brasil, o Escort foi fabricado durante 20 anos, desde 1983. O modelo foi o primeiro a oferecer as opções de duas ou quatro portas mundialmente.