A gigante do e-commerce e fintech Mercado Livre (MELI34) divulgou nesta quarta-feira (5) seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2021.
Entre os destaques do relatório, a empresa registrou uma receita líquida de US$ 1,4 bilhão no período, um aumento ano a ano de 111,4% em dólares e 158,4% em moeda constante.
Além disso, o Mercado Pago processou US$ 14,7 bilhões em volume total de pagamentos no trimestre, crescimento anual de 81,8% em dólares e 129,2% em moeda constante. No período, foram realizadas 630,1 milhões de transações, o que representa um aumento de 116,7%.
Já o volume de vendas na plataforma foi de US$ 6,1 bilhões, representando um aumento ano a ano de 77,4% em dólar e 114,3% em moeda constante – sendo que 72,9% desse valor provém de transações feitas em dispositivos móveis.
“Passado mais de um ano desde o início da pandemia, seguimos firmes em nosso propósito de democratizar o comércio e os serviços financeiros na América Latina. Estamos cientes do impacto crescente do nosso negócio e do papel social e econômico cada vez mais importante que ocupamos no Brasil e nos demais países onde atuamos, principalmente com a demanda contínua pelos serviços de e-commerce e de tecnologia financeira”, afirmou Stelleo Tolda, presidente de Commerce do Mercado Livre. “Atrás de cada indicador relatado, existem milhares de PMEs que podem continuar operando e mantendo empregos em toda a região e milhões de consumidores que puderam acessar os produtos de que precisam”, acrescentou.
Confira abaixo outros dados divulgados pela empresa:
Destaques gerais de negócios
– A base de usuários únicos ativos durante o trimestre aumentou 61,6% em comparação com o mesmo período de 2020, atingindo 69,8 milhões;
– O Brasil foi um dos destaques durante o trimestre, com crescimento de 84% em volume de vendas, em moeda constante, com avanço sequencial de 8 pontos percentuais contra o quarto trimestre de 2020;
– Foram vendidos 222 milhões de itens, o que significa um crescimento ano a ano de 110,2%;
– 299,5 milhões de anúncios foram registrados na plataforma. Parte deste crescimento se deve ao aumento de vendedores no marketplace, com quase 1 milhão de vendedores únicos com vendas realizadas neste trimestre;
– Com Mercado Envios, 208,1 milhões de itens foram enviados, um aumento de 130,7% em relação ao mesmo período do ano anterior;
– A rede gerenciada do Mercado Envios continuou ganhando participação durante o quarto trimestre, atingindo 80% em uma base consolidada. No Brasil, a penetração da rede logística própria atingiu 83% do total das entregas no período, versus 79% do quarto trimestre de 2020;
– Em uma base consolidada, o serviço Fullfilment de Mercado Envios já atingiu 27% de penetração no Brasil, versus 25% do último trimestre de 2020.
Destaques do trimestre para o Mercado Pago
– O volume total de pagamentos do Mercado Pago fora da plataforma do Mercado Livre atingiu US$ 8,5 bilhões, com um crescimento ano a ano de 82,5% em dólares e 136,4% em moeda constante. Foram 478,9 milhões de pagamentos no trimestre, representando um crescimento ano a ano de 120,4%;
– Os pagamentos online cresceram 138,8%, em moeda constante;
– As transações por meio da carteira virtual superam os US$ 2,9 bilhões de maneira consolidada, o que implica um crescimento ano a ano de 192% em moeda constante;
– O volume total de pagamentos processados por meio de pontos de venda “MPOS” cresceu 90,2% ano a ano em moeda constante;
– A carteira do Mercado Crédito atingiu a marca de US$ 576 milhões, mais do que o dobro do que foi apresentado no primeiro trimestre de 2020.
Resultados financeiros do trimestre
– A operação no Brasil representa 56% da receita líquida total da companhia, tendo alcançado US$ 768,7 milhões, crescimento de 93% em dólar e 139% em real, ano contra ano;
– O lucro bruto do trimestre foi de US$ 591,4 milhões, com margem de 42,9%, ante 48% no mesmo trimestre do ano anterior;
– O trimestre encerrou com um lucro antes de impostos de US$ 9,5 milhões, contra uma perda de US$ 16,7 milhões durante o mesmo período de 2020;
– O prejuízo líquido no trimestre totalizou US$ 34 milhões, resultando em um prejuízo líquido de US$ 0,68 por ação.