Com a pandemia do covid-19, serviços de saúde passaram a ser mais exigidos da população. Neste cenário de aumento da procura, a oferta de modelos de negócios diversificados é fundamental para manter o mercado aquecido, com opções para os clientes e competitivo para empreendedores interessados em investir.
Além disso, com a expectativa de vida da população aumentando, também se tornam mais necessários os serviços de prevenção. “Nossa população vai envelhecer. Daqui a 20 anos, teremos 25% da população acima de 60 anos. Isso causa uma mudança no mercado de saúde, que precisa de serviços de prevenção para garantir uma maior qualidade de vida. Uma maior longevidade pede uma boa qualidade de vida”, explica o empreendedor Fernando Massi, sócio-fundador da OrthoDontic Franchising, a maior rede de clínicas ortodônticas do Brasil.
Atuando no setor de saúde preventiva há 18 anos, a empresa viu os números do setor de odontologia caírem durante os meses de quarentena e isolamento social, mas a queda não afetou o negócio: “A odontologia, de março a outubro, no cenário nacional, caiu 93%. Foi uma queda gigantesca, parecida com a de negócios do setor de alimentação dentro de shoppings. Mas a nossa rede cresceu 14%”, afirmou Massi em entrevista a Leandro Vieira, disponível no canal de Youtube do Portal Administradores.
Segundo Massi, o crescimento da rede, que hoje conta com mais de 240 unidades no país, e presença em todos os estados, se deve a uma abordagem centrada no relacionamento com o cliente. “O que a gente percebe é que as empresas que são centenárias hoje, no mercado, são as que se relacionam bem com os clientes. Então a parte de relacionamento com o cliente, dentro da empresa, é fundamental”, disse. Para o fundador da rede, um bom desempenho financeiro da empresa “é uma consequência de uma boa operação, bons processos, bom organograma, bom plano de negócios”.
O empreendedor ainda explica que a OrthoDontic é uma franquia de terceira geração, que não se preocupa apenas em distribuir produtos ou serviços para franqueados espalhados pelo país. “Não vemos o franqueado como um distribuidor de produto, trazemos ele para nosso lado e vemos juntos como montar uma boa operação. Como franqueador, eu trabalho com meu franqueado para que ele tenha uma operação cada vez mais forte, mais rentável.
Melhor Franquia de Saúde, Beleza e Bem-Estar do Brasil
O crescimento da OrthoDontic durante a pandemia também foi acompanhado pelo reconhecimento do serviço de excelência focado no cliente: no mês de outubro, a rede conquistou o prêmio Melhores Franquias do Brasil, da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, pelo 9º ano consecutivo. A chancela, concedida anualmente às marcas que atingem as maiores notas em um importante estudo realizado pela Serasa Experian, classificou a rede OrthoDontic como franquia “5 estrelas”.
Para Fernando Massi, o prêmio é resultado do trabalho que tem sido feito há anos com dedicação e esforço, principalmente num momento como esse que exige resiliência de todos. “Estamos lisonjeados com esta conquista, certamente isto mostra que este é o caminho certo. O setor odontológico oferece desafios constantes. Trabalhamos para buscar a fidelização e conscientização junto ao público com intuito de aproximá-lo da marca e mostrar os benefícios e a importância do tratamento dentário”, reforça.
Franquias para “não-dentistas”
Na entrevista concedida ao Administradores, o fundador também explicou que a rede não é voltada especificamente para profissionais com formação na área de saúde ou dentistas. “Nossos primeiros franqueados foram parentes que não eram da área. Fisioterapeutas, engenheiros… Eles perguntaram ‘Será que dá certo ser franqueado sem ser dentista?’ E nós dissemos: ‘se você seguir a cartilha, vai dar certo'”.
A declaração de Massi provou-se correta: hoje, mais de 55% dos seus franqueados não são dentistas. Segundo dele, a rede é um negócio de “não-dentistas”. “Mesmo quando nossos candidatos a franqueados são dentistas, nós falamos: você vai precisar deixar de ser dentista, você vai cuidar da gestão. Se você quer atender, separa um dia da semana para ficar no consultório, mas é preciso cuidar do negócio. Nós cuidamos de números, de resultados, e das pessoas que trabalham conosco”, explica o empreendedor.
Para mais informações sobre a OrthoDontic, acesse o site: https://www.orthodonticbrasil.com.br/franquia