Ante o maior vazamento de dados da História do Brasil, que expôs informações de mais de 220 milhões de pessoas – incluindo nome, CPF, data de nascimento e endereço -, um serviço não muito difundido, mas bastante útil e prático, oferece grande ajuda para que os brasileiros evitem fraudes com o uso criminoso desses dados.
Trata-se do Registrato, ferramenta gratuita mantida pelo Banco Central que permite ao usuário, com um cadastro simples por Internet Banking ou aplicativo de celular, monitorar movimentações bancárias vinculadas ao seu CPF em qualquer instituição financeira, como abertura de contas correntes ou realização de empréstimos. Caso identifique algum registro suspeito, basta relatar ao BC ou ao banco referente ao caso.
Para se cadastrar no serviço por Internet Banking, o usuário obtém da página do BC uma frase de segurança que deve ser validada em até 48h no site do banco onde mantém registro – especificamente em sua seção dedicada ao Registrato. Ao validar esse código, o usuário deve retomar o processo de credenciamento no BC, concluindo-o com a mesma frase de segurança e a criação de uma senha. A partir disso, podem-se solicitar e consultar, de forma segura, relatórios sobre relacionamentos financeiros e endividamentos relativos ao CPF cadastrado.
O credenciamento por celular começa pelo acesso à seção do Registrato no aplicativo próprio da instituição financeira do usuário, que irá fornecer um código PIN para que se finalize o procedimento no site do BC.