Marketing esportivo: Masterclass dos 3 favoritos para vencer a Liga dos Campeões
O Manchester City, o Barcelona FC e a Juventus são três dos clubes de futebol mais reconhecidos do mundo e, graças aos triunfos no campo de jogo, as estratégias de marketing que estes clubes europeus fizeram nos últimos anos lhes deram reconhecimento quase instantâneo em todo o planeta
Manchester City e a gestão eficaz da sua imagem
O clube Inglês teve uma série de sucessos desde 2008, quando foi adquirido pelo grupo Abu Dhabi United Group, que tem investido fortemente nos treinadores, jogadores e a imagem do clube. O anterior tem se refletido nos campeonatos e reconhecimento do clube como marca em todo o mundo.
Um dos exemplos mais recentes do uso da imagem do clube como ferramenta administrativa é apresentado pelo site https://globoesporte.globo.com/ com a notícia da assinatura de Manchester City com a marca de roupas esportivas Puma, criando o segundo maior acordo na história da Inglaterra.
Neste contexto, o benefício para o clube inglês desta associação será de 65 milhões de libras (aprox. R$ 323 milhões) por ano durante a próxima década, tornando-se efetivo a partir da próxima temporada.
Este acordo também beneficia a marca alemã Puma, uma vez que receberá uma maior projeção internacional, não só porque o clube inglês é um dos melhores da Premier League da atualidade. Mas também porque, de acordo com a plataforma de apostas desportivas https://www.betfair.com/br, o Manchester City é o favorito para vencer a Liga dos Campeões, com 30,3. % de chances a partir de 1.º de abril.
Por esta razão, o fato de vestir o melhor clube da Europa funciona como uma plataforma imbatível para a Puma mostrar seus melhores produtos e desenvolver campanhas publicitárias mais eficazes.
A PUMA e o City Football Group assinaram uma longa parceria. A
PUMA será a nova marca do Manchester City, bem como os seus clubes na Austrália, Espanha, Uruguai e China.#MCFCPortugues pic.twitter.com/aNo8pQy9iV— Manchester City (@ManCityPT) February 28, 2019
Barcelona e Juventus aproveitam as alianças publicitárias
Além da promoção dentro do campo de jogo, a gestão eficaz dos recursos publicitários fora do gramado é outro dos pontos fundamentais para o sucesso esportivo.
Neste contexto, Barcelona e Juventus aproveitam essa ferramenta para expandir sua imagem fora da Espanha e da Itália, respectivamente. Um exemplo do anterior, é que ambos os clubes compartilham o patrocínio da Betfair, a mesma plataforma de apostas esportivas que os coloca como segundo e terceiro favoritos para vencer a atual edição da Liga dos Campeões, com 23,1% de chances para cada um.
Dessa forma, esses clubes aumentam o número de mercados em que suas imagens são visíveis, além de criar uma conexão mais próxima com os fãs dos esportes.
No entanto, deve-se notar que os mesmos jogadores desses clubes também funcionam como uma ferramenta de marketing, atraindo sua própria base de fãs para os clubes que representam e fazendo o labor como embaixadores da marca para eles.
O exemplo mais claro disso foi apresentado pelo site https://www.goal.com/br, com o anúncio da chegada de Cristiano Ronaldo à Juventus, e a venda de 52 milhões de euros (aprox. R$540 milhões) em camisas oficiais com o número 7, no mesmo dia do arribo do português para o clube italiano.
A conexão com o seu público e a projeção da imagem dos clubes e dos seus jogadores em diferentes plataformas tornaram-se recentemente numa Masterclass de marketing e administração pelos três clubes europeus mais bem sucedidos do momento.
Fonte: Unsplash.com