A pandemia da Covid-19 chegou sem avisar e afetou a economia em muitos aspectos, mas o que não era tão previsível foi um maior investimento das marcas em conteúdos pagos no Facebook. Segundo estudo da plataforma Socialbakers, a quantidade investida na rede social praticamente dobrou de 2019 – quando foram notificados os primeiros casos do vírus – para 2021, comparando o primeiro trimestre de cada ano.
Um dos motivos para esse aumento foi o fato de as pessoas passarem a realizar mais compras online, por conta da necessidade de isolamento social e, com isso, as marcas também investiram mais em meios que as deixassem visíveis para esse público conectado. “A rápida mudança no comportamento do cliente em direção ao e-commerce impulsionada pela pandemia fez com que os consumidores passassem a utilizar as mídias sociais não apenas para descobrir novos produtos, mas também para comprá-los”, comenta Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil.
Quando a análise é feita levando em consideração os setores da indústria, fica claro que houve uma desaceleração em comparação com o último trimestre de cada ano, que costuma ser impulsionado pelo período de festas como o Natal; porém, a comparação feita com o mesmo período de 2020 mostra que o investimento feito nas plataformas digitais cresceu em quase todos os setores, exceto pelo ramo de acomodação, que registrou uma queda de 5% neste ano em comparação com 2020. De modo geral, todos os segmentos da indústria aumentaram seu investimento nas redes em 65% no primeiro trimestre.
A indústria de bebidas alcoólicas, por exemplo, investiu até 81% mais e o e-commerce ficou com a marca de 66% mais verba destinada às redes sociais. Já o setor de moda decidiu aportar 52%, e o de beleza, 20% mais nessas plataformas. Enquanto isso, o ramo de alimentos apostou em 59% mais publicações pagas, e o financeiro, em 55% mais.
Quando o assunto é a plataforma preferida das marcas para os seus investimentos, o feed do Facebook ficou em destaque no top 5 no Brasil, já que mais de 50% da verba das empresas foi destinado a ele. O segundo preferido é o feed do Instagram, com quase 20% da preferência, enquanto os stories tiveram em torno de 10% da popularidade, e o Instream Video e os vídeos no feed do Facebook ficaram com cerca de 5% dos investimentos cada.