Após a LG anunciar o fim de sua divisão de smartphones para os próximos meses, a representação brasileira da fabricante sul-coreana respondeu nesta segunda-feira (5) uma notificação do Procon-SP para prestar esclarecimentos sobre o tema. As informações são da CNN Brasil.
O órgão de defesa do consumidor havia solicitado que a LG Brasil fornecesse listas completas de todos os seus modelos de celulares vendidos nos últimos três anos e dos serviços de assistência técnica autorizada, além de comprovar as estimativas de vida útil dos aparelhos e apresentar um plano de atendimento aos seus consumidores, com detalhes sobre futuros procedimentos de manutenção, reparo e reposição de peças. A empresa também deveria informar o período de tempo em que será mantida no mercado a oferta de componentes e acessórios compatíveis com os dispositivos comercializados nos últimos três anos.
Em comunicado anterior, a LG já havia adiantado que, antes do encerramento global de suas operações mobile em julho, “vai seguir a produção normalmente até maio para criar um estoque de peças de reposição” e “continuar a prestar suporte para seus produtos por um período de tempo que vai depender da região”. Na resposta ao Procon-SP, a companhia acrescentou apenas que “permanece com as políticas de garantia” para seus clientes de smartphone, “nos termos de cada um dos países comercializados”.
A nova nota destacou a situação da fábrica de celulares da LG em Taubaté (SP), revelando que a empresa já iniciou negociações com o sindicato da categoria para minimizar os efeitos do fim das atividades do setor no país e “implementar compensação adicional aos direitos já vigentes”, sem descartar a possibilidade de realocação ou transferência de funcionários. A operação da unidade, porém, “se mantém até o encerramento total dos insumos locais”, de acordo com a companhia.