Na manhã desta quarta-feira (17), redes sociais foram tomadas por milhares de comentários de usuários que acusam a marca Bombril de racismo. O motivo é o produto “Krespinha”, uma esponja de aço da marca que, no passado, já fez anúncio com referência direta ao cabelo crespo de uma mulher negra.
Embora não esteja mais disponível no site da Bombril, o produto é comercializado pela marca há anos. Uma mensagem da Bombril de 2011, no Twitter, faz propaganda da esponja: “A Esponja Krespinha Inox é perfeita para limpeza pesada. Remove sujeiras e gorduras de um jeito rápido e eficaz”. Através da ferramenta Wayback Machine, um banco de dados digital que arquiva páginas da web, também é possível encontrar imagens do produto “Krespinha” à venda no site da Bombril desde 2018.
Foi só a partir da última terça (16), no entanto, que o assunto viralizou nas redes. No Instagram, usuários reclamam do nome do produto em publicações da marca, apontando o histórico de associações pejorativas do termo “Bombril” ao cabelo de fio crespo. No Twitter, a hashtag #BombrilRacista era um dos assuntos mais comentados durante toda a manhã de hoje, reunindo mais de 20 mil mensagens sobre os assuntos. Entre as mensagens, além de reclamações sobre o nome do produto, ainda há usuários que questionam o fato da empresa não ter enxergado problemas no nome “Krespinha”.
Anúncio dos anos 50
Um anúncio antigo da esponja Krespinha também despertou a insatisfação na internet. Em uma matéria de 2010, o Estadão afirma que o anúncio é de 1952. Na imagem, o texto diz “No Rio, todos me conhecem. Sou Krespinha – a melhor esponja para a limpeza da cozinha. As paulistas também vão me querer bem”, ao lado da ilustração de uma figura feminina, de rosto negro e “corpo” em formato de K.
Procuramos a assessoria da Bombril e incluiremos o posicionamento da empresa assim que tivermos resposta.