O órgão AGMC, responsável por regular a competitividade do mercado na Itália, condenou a Apple a pagar 10 milhões de euros (equivalente a cerca de R$ 64 milhões) por propaganda enganosa relacionada ao iPhone.
De acordo com a entidade, os anúncios promocionais da multinacional norte-americana que divulgam a resistência à água de seu smartphone (especificamente as versões iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone XR, iPhone XS, iPhone XS Max, iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max) oferecem dados imprecisos quanto aos limites de tempo e profundidade que garantem a submersão segura dos aparelhos.
Em seus materiais de publicidade, a Apple informa que o iPhone se mantém impermeável por até 30 minutos a uma profundidade de um a quatro metros, dependendo do modelo, mas omite o fato de que os testes que respaldam esses dados foram feitos em laboratório, com água pura e estática, e não em condições reais de uso.
As autoridades italianas ainda destacaram que a Apple não cobre, em seus termos de garantia, assistência técnica a danos causados por líquidos.
Pela decisão, a empresa também deve publicar um pedido desculpas formal em seu site oficial na Itália e alterar as informações sobre a impermeabilidade do iPhone em sua página de suporte.