O segmento bancário ocupa o pódio do Brand Finance Brasil 100, tradicional ranking que elenca as 100 marcas mais valiosas do país no ano.
A lista, recentemente divulgada pela consultoria de branding britânica Brand Finance, é encabeçada por Banco do Brasil (3º), Bradesco (2º) e Itaú (1º) – que já havia liderado o ranking no ano passado. Em 2022, o valor da marca bicampeã registrou alta de 28,5%, somando R$ 36,39 bilhões (mais de R$ 15 bi acima do vice).
Ainda conforme dados da consultoria, os bancos respondem por 13 das 100 companhias listadas, representando 31% do valor total das marcas.
A Brand Finance nota ainda que o top 10, incluindo Petrobras (4º), Natura (7º) e Vivo (10º), envolve as mesmas marcas daquele de 2021, com apenas algumas posições trocadas, o que demonstra constância na estratégia das empresas.
Entre outros destaques da lista, o Magalu lidera a concorrência no setor varejista (que emplacou 15 nomes entre os 100), com valor de marca de R$ 6,83 bilhões. Também vale notar a estreia de marcas de peso no país, como a Rede Globo (com R$ 2,65 bilhões, em 34º) e a Smart Fit (com R$ 2,43 bilhões, em 37º).
Confira abaixo o top 20 do ranking promovido pela Brand Finance:
1. Itaú
2. Bradesco
3. Banco do Brasil
4. Petrobras
5. Caixa
6. Vale
7. Natura
8. Skol
9. Brahma
10. Vivo
11. Sadia
12. Raizen
13. Magalu
14. Antarctica
15. Assaí Atacadista
16. Lojas Americanas
17. Casas Bahia
18. Atacadão
19. Marfrig
20. Embraer
(com Época Negócios)