O Itaú é a marca mais valiosa do Brasil em 2020, segundo aponta o ranking anual da Kantar e da WPP, em parceria com o Meio & Mensagem. Com a crise da Covid-19, a maioria das marcas da lista perdeu valor, mas o Itaú conseguiu resistir melhor do que o concorrente, o Bradesco, e conquistou o topo.
“Nesse processo, muitas marcas investiram para mitigar esses danos, ao mesmo tempo que criaram campanhas e posicionamentos para se manterem como a escolha dos brasileiros”, diz Silvia Quintanilha, vice-presidente de atendimento da Kantar Brasil.
É a primeira vez que a instituição financeira lidera o ranking, que é publicado há 14 anos.
O valor atual da marca do banco, após perda de 1% em relação ao ano passado, é de US$ 8,268 bilhões. A Skol, segunda colocada, vale US$ 6,797 bilhões, com queda de 6%. Já o Bradesco despencou 35% no período e hoje vale US$ 6,137 bilhões.
O avanço das fintechs e a política de corte da taxa básica de juros são outros fatores que explicam o recuo dos bancos.
Grandes marcas do varejo e bens de consumo se destacam
A maior surpresa do ranking é o grupo varejista Magazine Luiza, que teve um crescimento de 124% mesmo em meio a uma crise devastadora para o varejo. Hoje, a marca vale US$ 5,111 bilhões.
A cultura de inovação do Magazine — além dos investimentos certeiros em logística e redes sociais — que foi tema de um episódio recente do Café com ADM, é apontada como fator que estimulou a valorização mesmo diante de uma crise inédita.
“Marcas que saíram na frente com a experiência digital, inovação e relacionamento mais próximo com o consumidor conseguiram ter uma performance melhor, criando conexão com seu público”, afirma Silvia.
“Neste período de pandemia, é importante que as marcas não se distanciem de seus consumidores. Quando a crise passar, quem estará na mente deles serão as marcas que se mantiveram presentes”. O mesmo fenômeno aconteceu com a Renner, que cresceu 19%.
O segmento supermercadista experimentou uma alta significativa. Nesse caso, a pandemia de Covid-19, a alta do desemprego e a liberação de benefícios emergenciais levou os consumidores a gastarem mais com itens básicos, como alimentação e limpeza doméstica.
O Pão de Açúcar cresceu 187% e chegou ao 13º lugar do ranking. O Extra viu sua marca valorizar 219% em relação a 2019 e o Assaí teve um ágio de 192%.
Já no segmento de bens de consumo, a Sadia se destaca em décimo lugar com alta de 22%, totalizando US$ 1.637 bilhões em valor de marca, e a Seara, que teve um salto de 35%, se comparado a 2019, somando hoje US$ 827 bilhões em 18º lugar.
A Seara focou em sortimento de produtos de maior valor agregado e crescimento de volume. Ao longo de 2019, foram lançados mais de 80 SKUs (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Manutenção de Estoque). Já a Sadia continua sendo a marca mais valiosa de alimentos, expandindo seu portfolio e linhas de produtos.
Confira abaixo o ranking completo:
Marcas mais valiosas do Brasil (em US$ milhões)
Ranking | Marca | Valor de marca 2020 (US$ milhões) | Variação no valor de marca (%) |
1 | Itaú | 8,268 | -1 |
2 | Skol | 6,797 | -6 |
3 | Bradesco | 6,137 | -35 |
4 | Magazine Luiza | 5,111 | 124 |
5 | Brahma | 3,720 | -2 |
6 | Globo | 3,295 | -9 |
7 | Antarctica | 2,558 | -4 |
8 | Renner | 2,273 | 19 |
9 | Amil | 2,050 | 11 |
10 | Sadia | 1,637 | 22 |
11 | Ypê | 1,570 | 13 |
12 | Natura | 1,516 | 0 |
13 | Pão de Açúcar | 1,299 | 187 |
14 | Lojas Americanas | 1,282 | 2 |
16 | Banco do Brasil | 1,039 | 29 |
17 | Vivo | 934 | -6 |
18 | Seara | 827 | 35 |
19 | Extra | 751 | 219 |
20 | Porto Seguro | 674 | -2 |
21 | Schin | 619 | 3 |
22 | Ypióca | 613 | -39 |
23 | Assaí | 559 | 192 |
24 | Caixa Econômica Federal | 389 | 19% |
25 | Casas Bahia | 365 | -19 |
Sobre o ranking Brandz Brasil
O Brandz, ranking da Marcas Mais Valiosas do Brasil leva em consideração o valor financeiro (dados da bolsa e da Bloomberg) e o valor de contribuição da marca, que é a proporção do valor financeiro de uma marca gerado por sua capacidade de aumentar o volume de compra e carregar um premium price (metodologia Kantar).