Com relação à mudança de comportamento durante o período de quarentena, 75% dos entrevistados notaram o crescimento destas despesas domésticas. 50% conseguiram reduzir as contas de forma geralSão Paulo, 29 de outubro de 2020.
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e as medidas restritivas impostas como forma de conter a doença provocaram mudanças no comportamento de muita gente, inclusive nos hábitos de consumo. É o que aponta um estudo realizado pela BLU365, fintech especializada na recuperação de crédito com mais de 15 milhões clientes.
O levantamento indica que 75% dos entrevistados sentiram um aumento nas contas supermercado, água e energia elétrica por conta do trabalho em regime de home office. 13% passaram a gastar mais com delivery, enquanto os restaurantes estiveram fechados. 7% gastaram mais com um novo pacote de internet. 6% disseram ter contratado TV por assinatura e aplicativo de streaming. Outros gastos representaram 10% das opiniões. Confira os números:
“A pesquisa aponta uma mudança importante de comportamento e hábitos financeiros das famílias durante a pandemia. No geral, conseguimos perceber que as pessoas cortaram alguns gastos não-obrigatórios – principalmente os relacionados a lazer e entretenimento – e redirecionaram uma parte relevante desse orçamento para contas da casa como, por exemplo, supermercado, água e luz”, diz Alexandre Lara, CEO da BLU365.
Sobre os gastos de maneira geral, 50% dos entrevistados disseram ter reduzido as despesas durante a pandemia, enquanto 27% não notaram a diferença e 21% afirmaram que não conseguiram reduzir as contas.