Uma iniciativa da marca Hering, chamada “Liberdade é básico”, pretende aposentar termos sexistas na moda. E a primeira ação deste movimento foi lançada na última terça-feira (3): é a campanha #BlusaSemAlça, que quer substituir a expressão “tomara que caia” para blusas e vestidos femininos que não têm alças por apenas blusa sem alça. “Sim. Mudamos o nome da peça. Tomara que caia é um termo sexista que precisa ser extinto do mundo da moda, das notícias e do nosso vocabulário.”, afirma a marca na página do seu ecommerce.
A campanha, que conta com fotos de divulgação da atriz Mariana Ximenes, traz o lançamento de uma blusa sem alça, de edição limitada, que está à venda no site da marca. A empresa também incentiva que mulheres que adquirirem a peça postem fotos suas com a hashtag #BlusaSemAlça.
Ao Meio e Mensagem, a gerente de marketing da Hering, Rita Coelho, afirmou que a marca pretende fazer, durante o ano, outras ações voltadas para o público feminino, que representa 70% dos seus consumidores. “Durante 2020, traremos discussões em torno do universo feminino. Nos movimentaremos no sentido de ampliar os debates nesta temática e a atual campanha é apenas a primeira de outras ativações a serem realizadas pela Hering nos próximos meses, todas dentro do conceito ‘Liberdade é básico’, reforçando os valores democráticos da marca”, afirmou.
A marca, que foi alvo de muitas críticas de consumidores pelo episódio da camisa da cerveja artesanal, afirma que está em busca de se conectar a discursos mais atuais, com um posicionamento mais sustentável. “O objetivo principal desta ação é gerar valor dentro de um posicionamento sustentável, que visa impactos positivos para a marca e para as comunidades. Como uma marca centenária, que sempre buscou inovação, sabemos que devemos estar conectados ao discurso do tempo e assumir nossa responsabilidade social como um agente de peso na sociedade”, explicou Rita Coelho.