Da literatura ao cinema, passando por histórias em quadrinhos e videogames, há décadas a cultura popular tem alimentado nosso imaginário com fantasias futuristas de supercomputadores, veículos autônomos e robôs humanoides.
Assim, muito antes de a Inteligência Artificial (IA) se consolidar como um dos princípios fundamentais da economia moderna, não apenas nos acostumamos a vislumbrar um futuro de prosperidade utópica pelo aperfeiçoamento das tecnologias informáticas, mas também passamos a temer cenários distópicos, onde esse mesmo progresso se revelaria deturpado ou nocivo.
E se, por um lado, o conceito de androides conspiradores permanece um devaneio restrito às ficções científicas, atualmente a aplicação corporativa de novos recursos tecnológicos com base em IA vem, de fato, suscitando uma crescente preocupação de cunho ético.
Segurança e privacidade
Num momento em que cada vez mais empresas aderem à revolução digital acelerada pela pandemia, incorporando soluções de IA em sua rotina produtiva – para se comunicar com seus clientes, automatizar fluxos de trabalho ou gerenciar a proteção de sua rede, por exemplo -, seus profissionais destacam a necessidade de se garantir a confiabilidade dessas ferramentas e suas operações, especialmente por tratarem de questões sensíveis como segurança e privacidade.
Segundo uma pesquisa global de 2021 encomendada pela fabricante norte-americana IBM, 91% das organizações que utilizam IA consideram que explicar como seus sistemas funcionam e tomam decisões se tornou um ponto crucial para o sucesso dos negócios. Afinal, conforme apontado por essas companhias, os clientes prezam serviços que assegurem responsabilidade e transparência sobre a maneira como seus modelos de IA são desenvolvidos e geridos, além de como obtêm, armazenam e usam dados de usuários. Ao atestar o cumprimento de medidas de compliance digital, de relevância indiscutível em tempos de ESG e LGPD, essa postura ética favorece expressivamente a percepção de marca e sua reputação, apaziguando temores de corrupção ou vulnerabilidade na condução de processos e no trato a informações privadas.
Por uma IA centrada no ser humano
Consciente das demandas do mercado e dos anseios da sociedade em geral sobre uma exploração mais prudente e criteriosa de todo o potencial que a IA ainda nos reserva, a própria IBM, reconhecida como uma das maiores produtoras da área, adotou um novo posicionamento em relação ao tema, demarcando seu compromisso com a concepção de soluções mais seguras e confiáveis, com foco no ser humano e na satisfação de suas necessidades.
A tradicional empresa de TI embasa sua atual conduta na visão de uma IA cujos propósitos são aumentar a inteligência humana e beneficiar toda a coletividade, com uma governança de dados focada em cinco fatores: explicabilidade das decisões tomadas; justiça no monitoramento e mitigação de preconceitos e vieses inadequados; robustez na defesa contra ameaças e invasões; transparência no compartilhamento de informações com stakeholders; e privacidade garantida ao longo de todo o ciclo de vida do sistema.
Engajada pela implantação de políticas regulatórias precisas para a IA e a democratização de seus benefícios para além das elites econômicas, a IBM assume seu papel como impulsionadora do uso inclusivo e socialmente responsável dessas soluções, por meio de uma tecnologia de código aberto em contínuo aprimoramento, com o apoio de um ecossistema global de parceiros que incluem clientes, instituições acadêmicas e entidades da sociedade civil.
Para a renomada fabricante, em suma, Inteligência Artificial confiável é uma Inteligência Artificial centrada no ser humano. Essa abordagem consciente e proativa é exemplar de como as desenvolvedoras do setor devem atuar nesta época decisiva de inovações exponenciais – concentrando esforços não apenas para agregar novos níveis de eficiência e produtividade aos negócios, mas elevar o bem estar e a qualidade de vida de todas as pessoas, conforme princípios éticos sociais e humanistas. Não é preciso ser grande fã de ficção científica para perceber que só assim poderemos aprumar o mundo em direção ao melhor dos futuros possíveis.
Para saber mais sobre o importante manifesto da IBM e suas soluções de IA para empresas, clique aqui.