Em comunicado nesta terça-feira (10), o Google anunciou que passará a bloquear anúncios publicitários dirigidos a usuários menores de 18 anos com base em dados como idade, sexo ou interesses pessoais.
A empresa norte-americana também informou que vai desativar o “histórico de localização” dos jovens e acrescentar filtros de pesquisa segura para eles, adiantando ainda que, entre suas novas políticas, permitirá que pais ou responsáveis desse grupo de internautas possam solicitar a remoção de imagens destes dos resultados de busca no site.
“Alguns países estão implementando regulamentações nesta área e, como nós cumprimos com isso, estamos buscando formas de desenvolver experiências de produto consistentes e controles de usuários para crianças e adolescentes no mundo”, declarou Mindy Brooks, diretora do Google para questões infantis e familiares.
Vinculado ao buscador, o YouTube também revelou hoje que planeja alterações sobre o tema para as próximas semanas, modificando a opção padrão de upload de vídeos para a mais privada possível no caso de usuários com idade entre 13 e 17 anos. Seus conteúdos, assim, passarão a ser vistos apenas por contatos que eles mesmos selecionarem, a não ser que prefiram torná-los públicos.
Outra mudança prevista é a remoção de “conteúdo excessivamente comercial” do YouTube Kids, como vídeos focados em embalagens de produtos ou que estimulem explicitamente as crianças a gastarem dinheiro.
(com Reuters)