Um post sem compromisso no YouTube validou o produto. Hoje, o canal Galinha Pintadinha conta com mais de 20 bilhões de visualizações na rede. Conheça a história desse tremendo sucesso no podcast Café com ADM.
O que um dos maiores hits infantis do YouTube tem a ver com a ciência da Administração? Para Juliano Prado, um dos criadores da marca Galinha Pintadinha, absolutamente tudo.
Em entrevista ao podcast Café com ADM, Prado fala como ele e seu sócio, Marcos Luporino, criaram não só um sucesso do YouTube, que já conta com mais de 20 bilhões de visualizações, como também uma marca com mais de 500 produtos licenciados.
O início
“No final de 1999, eu tinha um site de cartões virtuais chamado Emotion Card. Naquela época, fazíamos animações com o tal do Flash, que era uma tecnologia emergente naquela época. De certa maneira, eu tive essa experiência do pontocom, de criar lojas virtuais e também de fazer animações”, conta.
Com o estouro da bolha das empresas de internet em 2000, Prado passou a atuar em outras frentes de negócios. “Houve uma época em que eu era um empreendedor compulsivo, porque eu abria firma para tudo. Tive uma empresa que plantava árvore para ganhar crédito de carbono, tinha um guia de bares e restaurantes na internet e tinha a Galinha Pintadinha”, lembra o empresário.
No início, o projeto não tinha nome nem ambição de se tornar um hit na internet. Marcos Luporini, o sócio, gravou o repertório nas horas vagas e Prado, então estudante na área de produção audiovisual, cuidou das animações.
O objetivo era levar a ideia para produtoras e canais de TV e, assim, conseguir recursos. “Havia muitos outros pela metade, o único clipe apresentável era o da Galinha Pintadinha”, diz.
Sucesso por acaso
A proposta foi levada por um dos professores de Juliano a produtoras e canais de TV. A primeira reunião foi marcada, mas havia uma condição: eles deveriam enviar o programa piloto em DVD para a sede da empresa, em São Paulo (SP).
“Não daria tempo de mandar, não tinha dinheiro para pagar motoboy, ir para São Paulo na segunda-feira logo cedo, era complicado. Então resolvi subir num site que só eu não conhecia ainda, chamado YouTube”, conta.
Naquela época, o YouTube ainda era uma plataforma independente. Só em 2006, o site seria adquirido pelo Google numa transação de US$ 1,65 bilhão.
“Produzir algo profissionalmente para colocar no YouTube era algo meio idiota porque não dava dinheiro. Mas meu intuito era só ter o material no ar para o pessoal clicar e assistir durante a reunião. Depois eu iria deletar o vídeo”, prossegue o criador.
Apesar do feedback positivo, não houve interesse comercial na proposta. Mas esse foi só o começo para a Galinha Pintadinha. “Eu e o Marcos continuamos tocando outros projetos, esse era só um deles, e deixamos o vídeo lá. Meses depois, já tinha 500 mil views e muita gente pedindo mais”.
A virada de chave
Com o bom feedback do público no YouTube, os criadores decidiram apostar em um formato mais comercial de forma independente: com o lançamento de um DVD. A tiragem inicial de mil cópias foi vendida por meio de uma lojinha online — também fruto da experiência de Juliano em outros projetos na web.
O investimento inicial foi de R$ 15 mil. Foram 2 anos vendendo de forma independente até conseguir o apoio logístico de uma distribuidora. “Foi aí que entramos no mercado profissional, com contratos com a Som Livre e tudo mais”, narra.
Ouça essa história completa no episódio 297 do podcast Café com ADM.
SOBRE O CAFÉ COM ADM
O podcast Café com ADM é uma iniciativa do Administradores.com. Apresentado por Leandro Vieira, CEO do grupo, o Café com ADM é um programa semanal de entrevistas com grandes personalidades do mundo dos negócios. Pelo podcast já passaram nomes como Mario Sergio Cortella, Luiza Helena Trajano, Washington Olivetto, Bernardinho, Thiago Nigro e centenas de outros que deixaram importantes insights de carreira, marketing, negócios, gestão, tecnologia e tendências.