A atual boa fase do Flamengo – finalista da Copa Libertadores, semifinalista da Copa do Brasil e vice-líder do Campeonato Brasileiro – transbordou para fora de campo e rendeu uma marca inédita para o clube nesta terça-feira (19), dia de lançamento de sua fan token oficial.
O lote inicial de 1,5 milhão dos ativos digitais colecionáveis do rubro-negro carioca, conhecidos como $MENGO, foi vendido pela plataforma Socios.com em apenas 12 minutos, um recorde mundial no segmento. O volume de acessos à loja virtual foi tão alto após a estreia da moeda, às 10h, que o sistema sofreu instabilidade em suas operações.
Ao custo de US$ 2 (cerca de R$ 11) por unidade, o fan token do Flamengo, lançado em parceria com a fintech de blockchain Chiliz, permitirá que torcedores participem de enquetes e promoções exclusivas, concorram a prêmios e influenciem decisões do clube, como ocorre com outros rivais que já possuem seus próprios ativos do tipo, como Corinthians e Atlético-MG. A primeira ação para os detentores de $MENGO será a escolha da mensagem que irá decorar a parede do vestiário do estádio Maracanã.
De acordo com o Flamengo, uma nova leva de fan tokens estará disponível no Socios.com no próximo dia 26.
(com Lance!, g1 e InfoMoney)