À medida que a campanha de vacinação contra a Covid-19 avança no Brasil, com mais da metade de sua população adulta totalmente imunizada contra a doença, e os números mantêm queda significativa em relação ao primeiro semestre, cada vez mais empresas de todo o país discutem e ensaiam planos para a retomada total ou parcial de suas operações em regime presencial, após longos períodos de trabalho remoto.
O chamado “novo normal”, porém, provocou mudanças nos sistemas produtivos e rotinas organizacionais que devem se projetar para além do imediato pós-pandemia, marcando-se especialmente pela expansão ou intensificação do uso de ferramentas digitais que, ao compensar o distanciamento social, otimizaram processos internos nas companhias.
Realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Grupo Cia de Talentos e a unico – IDTech de soluções de proteção de identidade digital -, a pesquisa “Transformação na Gestão de Pessoas” é um registro importante dessa histórica fase de renovação. O levantamento, que consultou 182 gestores e profissionais de Recursos Humanos do Brasil em maio, constatou não apenas uma ampla adesão a novas ferramentas tecnológicas para as atividades do setor desde abril de 2020, como também a satisfação e a confiança predominantes sobre os benefícios desse movimento de digitalização dos RHs.
Enquanto 74% das empresas ouvidas confirmaram já ter efetuado algum tipo de intervenção digital no segmento durante a pandemia, 100% delas creem que as tecnologias disponíveis podem contribuir para agilizar as operações da área, e 96% reconhecem a redução de custos como outra de suas vantagens.
Celeridade e economia, de fato, qualificam a experiência positiva que os RHs têm registrado com a aplicação desses novos recursos para a contratação de funcionários – uma tendência que, independentemente dos regimes de trabalho, parece ter vindo para ficar, ganhando espaço no cenário corporativo do retorno presencial, em meio ao aumento do fluxo de contratações e rotatividade no mercado.
Segundo a pesquisa do Instituto Locomotiva, seis em cada dez companhias passaram a digitalizar seus processos de admissão de colaboradores na pandemia, e 97% daquelas que efetivaram profissionais por meio das novas tecnologias planejam mantê-las após a crise.
O mérito de todo esse entusiasmo e aceitação cabe a serviços como o unico | people, plataforma desenvolvida pela unico para a digitalização de toda a jornada admissional, incluindo assinatura eletrônica e validação de dados e documentos do novo funcionário junto a órgãos do governo – tudo feito de forma 100% online, a partir do cadastro do profissional, que pode efetivar sua contratação sem sair de casa, por meio de computador, tablet ou celular.
Dessa maneira, mais do que modernizar trâmites burocráticos tradicionais, ferramentas como a da unico os reinventaram, tornando-os mais práticos e rápidos, sem comprometer organização, transparência ou segurança: as contratações via unico | people, que podem ser finalizadas até mesmo em alguns minutos, são rigorosamente analisadas, padronizadas e armazenadas pelo sistema, que permite seu gerenciamento e acompanhamento em tempo real. Mais ágil e menos custosa para os RHs, ampliando o valor estratégico do setor para a gestão e atendimento do quadro pessoal, a experiência também é reconhecidamente vantajosa para os colaboradores, poupados de maiores gastos e deslocamentos físicos durante o processo. De fato, 81% das empresas entrevistadas pelo estudo mencionado acreditam se tornar mais atraentes ao oferecer aos seus novos membros um serviço como o unico | people, num cenário onde uma em cada três companhias já perdeu candidatos por excesso de burocracia na contratação.
“Nosso produto permitiu que os RHs continuassem sendo eficientes mesmo com a necessidade de distanciamento social. Além disso, outro ponto muito importante é a segurança que damos com relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que nossos clientes possam se transformar digitalmente sem correr riscos”, destaca Filipe Bertocco, especialista da unico, segundo o qual a empresa registrou “um crescimento bastante agressivo” após o início da pandemia.
Os números referentes aos resultados do segundo trimestre deste ano foram bem positivos e a unico já constata os efeitos do impacto de sua solução sobre um mercado que começa a se recuperar: foram realizadas 52.158 admissões via unico | people, um aumento de 155% em comparação aos números do mesmo período em 2020 – e o equivalente a uma contratação a cada 2,5 minutos, com tempo médio de menos de uma semana. Somando mais de 500 mil documentos enviados (3,5 vezes mais em relação ao mesmo trimestre do ano passado), a plataforma ainda garantiu uma economia indireta de mais de R$ 888 mil, considerando gastos poupados em papel e guarda de arquivos, além de uma redução de 3.762 kg em emissão de CO2.
Para Bertocco, a grande procura e aceitação da ferramenta está mesmo “muito ligada à desburocratização do RH, acabando com a impressão e manuseio de muitos papéis, trazendo muito mais eficiência e produtividade ao processo admissional. Com isso, o setor ganha tempo para focar no que realmente importa, que são as pessoas”. “Outro ponto muito forte é a sua capacidade de colocar a empresa em um modelo 100% dentro das regras da LGPD, garantindo que sua gestão e proteção de dados seja eficiente e diminuindo sua exposição aos órgãos reguladores”, complementa o consultor da unico.
Empenhada na melhoria contínua de recursos como o unico | people, a unico está preparada para atender a uma maior demanda por serviços de inovação tecnológica para ambientes corporativos, buscando facilitar e otimizar as rotinas de empregadores e empregados Brasil afora, em jornadas de trabalho cada vez mais digitalizadas – seja presencialmente, seja em home office.