Em meio à crise sanitária, econômica e social desencadeada pela pandemia do novo coronavírus, uma iniciativa criativa e bem-humorada de empreendedorismo tem chamado atenção na Alemanha. Trata-se de “Corona”, um jogo de tabuleiro temático sobre a Covid-19 que já vendeu duas mil unidades.
O produto nasceu da imaginação de quatro irmãs de Wiesbaden, cidade do oeste alemão, durante o primeiro lockdown enfrentado pelo país para conter a propagação do vírus. Elas amadureceram noções de cenário, regras e mecanismos do jogo, incluindo medidas de prevenção e notícias sobre a doença, até chegar ao seu formato definitivo, que envolve uma competição entre até quatro pessoas pela obtenção de todos os mantimentos de uma lista de compras e sua entrega a um personagem idoso, isolado em casa.
“O princípio básico é o da solidariedade”, definiu Sarah Schwaderlapp, uma das criadoras do jogo, acrescentando, porém, que “cada um dos jogadores pode decidir cooperar com os outros ou tornar as coisas mais difíceis para eles, bloqueando seu caminho com vírus”. A disputa prevê não apenas a coleta e troca de itens, mas obstáculos como a contaminação pelo novo coronavírus (que leva o jogador à quarentena) e o limite de produtos em estoque no mercado.
Com o apoio do pai de suas idealizadoras, Benedikt Schwaderlapp, que contratou um profissional para desenhar as cartas, o tabuleiro e a embalagem do jogo, “Corona” tem feito tanto sucesso, que a família assinou contrato com uma loja de brinquedos local como distribuidor secundário. “A demanda tem sido enorme em toda a Alemanha”, comemorou Benedikt.