Pela primeira vez desde sua criação, em 2004, o Facebook registrou queda no número de membros ativos diários, conforme relatado por sua empresa controladora, a Meta, em relatório trimestral desta quarta-feira(2).
Segundo o documento, a rede social norte-americana perdeu cerca de 500 mil usuários diários pelo mundo no último trimestre do ano passado, e o total deles caiu de 1,930 bilhão para 1,929 bilhão. O maior impacto foi identificado entre internautas da África e da América Latina.
“As pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente”, avaliou Mark Zuckerberg, CEO da Meta, durante a divulgação do levantamento, acrescentando que, para concorrer com a plataforma chinesa, a rede tem investido no formato de vídeos curtos Reels.
A empresa anunciou ainda que a receita do primeiro trimestre de 2022 deverá ficar entre US$ 27 bilhões e US$ 29 bilhões, inferior aos cerca de US$ 30,15 bilhões que analistas estimavam. Uma das razões para o menor faturamento é a recente mudança determinada pela Apple nas políticas de privacidade de usuários do iOS, que prejudicariam, de acordo com a Meta, o desempenho de seus serviços publicitários.
A reação do mercado ao relatório foi imediata: as ações da Meta despencaram mais de 20% nesta manhã, o que pode reduzir a fortuna de Zuckerberg em cerca de US$ 24 bilhões.
(com g1 e O Globo)