O Facebook anunciou nesta quarta-feira (6) uma série de transformações que afetarão as maneiras de se apresentar dados e utilizar recursos na rede social, incluindo a remoção do botão de “curtir” das páginas públicas, cujos perfis deixarão de exibir seu total de curtidas para mostrar o número de seguidores.
Segundo o chefe de conexões públicas e monetização da empresa, Asad Awan, essa mudança tem por intuito explicitar a quantidade de usuários que podem ser alcançados pelas postagens de cada página no site. “Ao contrário das curtidas, os seguidores de uma página representam as pessoas que podem receber as atualizações, o que ajuda a dar às figuras públicas uma indicação mais forte de sua base de fãs”, explicou Awan. O número de reações registrado pelas publicações (como “curti”, “amei” e “uau”), porém, continuará aparecendo.
O pacote de alterações, que ocorrerão ao longo dos próximos meses com o objetivo de simplificar a identidade visual da rede e a navegação pelos usuários, também prevê maior destaque para a biografia e a descrição das páginas, que passarão a poder seguir outros criadores de conteúdo e participar de um feed de notícias especificamente voltado a administradores. Estes também poderão interagir com seus seguidores através de um novo modelo de postagem, no formato de perguntas e respostas.
Além disso, figuras públicas e páginas verificadas terão mais destaque nas seções de comentários, com ênfase em seus selos e o acréscimo do botão “seguir” ao lado dos nomes.